O curso de especialização em Jornalismo Digital, oferecido pela Educação Continuada da PUCRS, é muito mais do que uma maneira de construir textos jornalísticos na plataforma eletrônica. Para o professor Marcelo Träsel, o programa também é focado em empreendedorismo. Barbara Zamberlan e Susana Franco são exemplos disso. Elas ingressaram juntas na pós-graduação, quando esta ainda estava na sua primeira edição. Agora, como forma de conclusão de curso, inovaram e criaram páginas na internet que podem auxiliar usuários de diferentes nichos.
Barbara fez a Cartilha de Recomendações de SEO para jornalistas online, útil aos profissionais da área para que saibam posicionar suas reportagens em determinados mecanismos de pesquisa. “Mesmo os portais e jornais online mais respeitados não podem deixar de prestar atenção ao volume de tráfego qualificado que um buscador aponta para seu site”, recomenda o texto introdutório da cartilha de Barbara.
Susana desenvolveu uma página para quem pretende conhecer novos lugares no mundo. Viajar Diferente surgiu para integrar algumas maneiras de apresentar a informação. No site há mapas, vídeos, fotos, mídias sociais e matérias sobre diferentes localizações mundiais: de praias, como o Rosa, em Santa Catarina, a cidades comerciais, como a cidade uruguaia Rivera. “As pessoas gostam de contar suas histórias, experiências e é muito bom participar desta rede de colaboração, isso permite descobrir novos destinos, ver com outros olhos os lugares e aprender sempre”, conta Susana.