Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
RECONHECIMENTO
1 de julho de 2011

Ex-aluno da Famecos é destaque internacional ao ganhar Leão de Ouro em Cannes

Por Júlia Franz
Guga Ketzer, diretor de criação da agência Loducca (foto: arquivo pessoal)

Guga Ketzer, diretor de criação da agência Loducca (foto: arquivo pessoal)

José Augusto Ketzer, formado em jornalismo pela PUCRS em 1996, atua na área de comunicação desde 1997, quando trabalhou na agência gaúcha Escala. Hoje, é diretor de criação da empresa paulista Loducca – que está entre as 20 maiores agências publicitárias do país. Este ano, Guga foi destaque internacional, incluído na lista ‘Creative you should Know in 2011’ da Ad Age (agência americana reconhecida mundialmente) como referência de profissional na área de criação. No final do mês de junho deste ano, Guga ganhou dois prêmios no Festival de Cannes: o Leão de Ouro pela criação em design Balões para a MTV e o Leão de Prata pela ação digital para rede social Street Art View.

Em entrevista concedida ao Espaço Experiência da Famecos, o ex-famequiano falou sobre a importância da faculdade, de sua carreira e deu dicas aos futuros profissionais da comunicação.

Espaço Experiência – Qual foi a importância da Famecos na sua formação?
Guga Ketzer – Ela foi muito importante para mim porque, além de ter um poder acadêmico forte, é extremamente favorável para os relacionamentos e trocas, o que é fundamental para o desenvolvimento da criatividade. Apesar de ter me formado em jornalismo, sempre fui voltado para a critividade. Acho uma área incrível, pois não é uma matemática, nem um fazer solitário, e sim um fazer em conjunto.

Espaço – Por que a mudança de área?
Guga – Tudo na comunicação é misturado. Há várias cadeiras em comum. Comecei a me encantar com a propaganda porque me sentia à vontade com a criatividade. Porém, não me arrependo de ter cursado jornalismo, pois é um curso mais questionador e que me preparou para escrever muito em poucas palavras, o que é fundamental na publicidade.

Espaço – Qual a sensação e importância do reconhecimento internacional que estás tendo?
Guga – Eu sou apenas o espelho de todo reflexo da agência, não é uma coisa só minha, é o reconhecimento do trabalho de toda agência Loducca. Hoje, como líder criativo, além de fazer todos os trabalhos eu preciso de uma equipe inteira que possa colocar minhas criações no mercado. Obviamente tem o reconhecimento do meu trabalho individual, o que foi uma felicidade enorme, pois pela primeira vez isso ocorreu com um brasileiro e teve dimensão internacional.

Espaço – O que é essencial para o sucesso da carreira na área da comunicação?
Guga – As fórmulas de sucesso não se repetem. A grande dica é: seja quem tu és. Não queira copiar um estilo, ser igual a uma pessoa, ser quem tu não és. Gente com personalidade e trabalho com personalidade é o que conquista. Sendo o teu melhor, vais fazer com que todo mundo se encante.

Confira aqui o destaque internacional concedito a Guga.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org