Os habitantes de Alvorada estão sendo homenageados em um livro organizado pelo jornalista Jonathas Costa, ex-aluno da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Gente Nossa – Alvorada como ela é contém 32 histórias de vida e de superação de moradores do município. O lançamento oficial acontece nesta sexta-feira (10/9), na 14ª Feira do Livro de Alvorada, às 18h. Além de Costa, a obra é de autoria de Amanda Fernandes, Fernanda Escouto, Josélia Sales e Aline Vaz. Durante o evento, os autores pretendem reunir as 32 personagens que colaboraram com o livro narrando suas experiências.
Em 2013, Costa criou o jornal Alvoradense e percebeu que poderia disponibilizar um espaço no periódico para que os cidadãos da cidade contassem suas histórias. O projeto foi um sucesso. Segundo o jornalista, todos começaram a se interessar pela ideia e, aos poucos, muitas narrativas foram chegando à redação.
Neste ano, ele resolveu lançar um livro que reunisse todas as narrativas enviadas ao jornal. A ideia da obra surgiu há apenas dois meses, quando os autores buscaram apoio financeiro para a concretização do projeto. “Resolvi reunir as histórias em um livro. As pessoas adoraram”, revela Costa.
O Alvoradense surgiu há pouco tempo, mas desde a faculdade Costa planejava conceber um jornal impresso. “Em meu trabalho de conclusão de curso, orientado pela professora Roberta Mânica, analisei erros e acertos, o que foi muito importante”, avalia. Naquela época, o atual jornal ainda era apenas um site. “A evolução aconteceu com a colaboração imprescindível de professores, como Almir Freitas e Fábian Chelkanoff”, lembra.
Durante a 14ª Feira do Livro de Alvorada, os autores de Gente Nossa vão promover diversas atividades culturais. Dentre elas, no local de divulgação da obra, há uma exposição fotográfica que traz momentos e paisagens de Alvorada, retratando a cidade com um olhar jornalístico.