O filme Maresia, dirigido por Christian Schneider, formado na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, venceu a etapa brasileira de um dos maiores concursos de direção de fotografia do mundo, o Kodak Filmschool Competition. A produção foi eleita como a melhor de 2009 por renomados diretores, como David Stump, Carlos Pacheco, Henrique Leiner, Lito Mendes da Rocha, Lucio Kodakto e Roberto Faissal.
O curta-metragem filmado em película passa a representar o Brasil na etapa da América Latina deste ano. O vencedor desta fase ganhará uma viagem para a França para o Clermont-Ferrand Short Film Festival, em janeiro de 2010. “O nível deste trabalho é muito profundo e uma produção assim só é possível no meio acadêmico. O processo de estudo e desenvolvimento do projeto foi longo”, comenta Schneider diante da possibilidade de vencer a próxima fase pela qualidade de sua direção de fotografia e boa adaptação dela ao filme.
Maresia foi indicado ao festival pela Famecos: “Somos um curso com cinco anos e muito inovador. Esta conquista é uma certificação de que o projeto pedagógico está correto”, entusiasma-se o cordenador do curso de Cinema da Famecos, João Guilherme Barone. Outro filme, “Segura na Mão de Deus”, também foi indicado pela Faculdade de Cinema da Famecos para o festival da Kodak e foi selecionado para o concurso Semana ABC 2010, promovido pela Associação Brasileira de Cinematografia.