Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
ESCRITA CRIATIVA
23 de outubro de 2014

Ex-famequiana ministra curso de Escrita Criativa

Encontros acontecem na Casa de Cultura Mario Quintana, a partir do dia 10 de novembro
Por Larissa Schwade
Foto: Natasha Centenaro

Foto: Natasha Centenaro

Natasha Centenaro, jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos), escritora e dramaturga, além de mestre em Letras – Escrita Criativa pela PUCRS, ministrará a primeira edição da oficina Laboratório de Escrita Criativa: Gêneros Literários, que irá acontecer entre os dias 10 de novembro e 19 de dezembro, nas segundas e sextas-feiras, das 19h às 21h. As inscrições serão feitas pelo email oficinasccmq@gmail.com com carta de intenção respondendo a pergunta: Por que você quer fazer esta oficina?

Divididas em quatro módulos (especificidades e hibridismo, poesia, narrativa em prosa – conto e crônica e dramaturgia), as aulas têm como objetivo proporcionar maior contato com os diferentes gêneros literários.  O diferencial da proposta será o enfoque das possibilidades de escrita que cada uma dessas modalidades pode gerar. Assim, os alunos poderão conhecer, aprofundar, praticar e treinar os três gêneros literários: poesia, prosa e drama. No laboratório, pretende-se, inclusive, especificar cada uma das três; em especial suas diferenças, além de estabelecer as conexões entre elas, trabalhando com a perspectiva dos gêneros híbridos na literatura. De acordo com Natasha, é preciso pensar que os gêneros são autônomos, mas não precisam ser considerados isolados entre si, pelo contrário, podem ser complementares. Podemos trabalhar um texto de drama com uma linguagem lírica ou usar o diálogo dramático para aperfeiçoar cenas em contos, por exemplo. “Para quem busca construir o seu próprio estilo, conhecer e treinar os gêneros literários a oficina vai ser fundamental”, acrescentou a jornalista.

Para a conclusão do laboratório, a ideia de Natasha é fazer com que os alunos realizem um sarau durante as festividades da Casa de Cultura no fim do ano.  As apresentações seriam compostas pela exibição dos textos elaborados em aula, juntamente com atrações artísticas e musicais.  A partir da efetivação de apoios e parcerias, a literata pretende publicar um livreto com os textos dos alunos. Segundo Natasha, “Nada é tão satisfatório quanto ver o seu próprio texto publicado”.
Serão oferecidas 15 vagas para a oficina, totalmente gratuita. A ex-famequiana é vencedora do Prêmio Literacidade 2014 – Jovem autor com o livro de contos Aquela e outras mulheres, também finalista do Prêmio Sesc de Literatura 2013-2014. Além disso, participou das comissões de jurados dos Prêmios Mais Teatro Revelação e Tibicuera de Teatro Infantil de Porto Alegre.
Contato e dúvidas para a oficina: labescritacriativa@gmail.com
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org