Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PATRÍCIA POETA
1 de dezembro de 2011

Ex-famequiana é a nova âncora do Jornal Nacional

Por Adriano Pinzon
Na primeira imagem, Patrícia Poeta e Fátima Bernardes após o anúncio. Na segunda, a nova bancada do Jornal Nacional: William Bonner e Patrícia Poeta

Na primeira imagem, Patrícia Poeta e Fátima Bernardes após o anúncio. Na segunda, a nova bancada do Jornal Nacional: William Bonner e Patrícia Poeta

Na manhã desta quinta-feira, 1, em anúncio feito no Rio de Janeiro, a ex-famequiana Patrícia Poeta, então apresentadora do Fantástico, foi anunciada pela Rede Globo como a nova integrante, ao lado de William Bonner, da bancada do Jornal Nacional, telejornal que está no ar há mais de 40 anos na TV brasileira. Ela substituirá Fátima Bernardes, que apresentará um novo programa na emissora.

Formada pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS em 1997, a jornalista apresentou como trabalho de conclusão de curso a comparação entre os âncoras Boris Casoy e Hermano Henning do TJ Brasil, telejornal exibido pelo SBT de 1988 a 1997. O professor Roberto Ramos, que foi orientador da monografia, falou que Patrícia era uma excelente aluna, e muito dedicada. “Ela sempre teve interesse no estudo dos âncoras, e eu falei para ela que um trabalho sobre isso era bem difícil de ser feito, mas que se fosse realizado, seria muito diferenciado”, disse. Para ele, a escolha da gaúcha para ocupar a bancada do Jornal Nacional é gratificante. “É uma grande satisfação ter acompanhado a trajetória dela e ver onde ela se encontra hoje”, concluiu.

Depois da conclusão do curso, Patrícia atuou um ano como repórter e apresentadora na TV Bandeirantes de Porto Alegre. Ao chegar na Rede Globo, em 2000, a jornalista teve diversas funções dentro da emissora. Logo na chegada, já apresentava a previsão do tempo no Jornal Nacional, passando os dois anos seguintes pela apresentação do SPTV 2ª edição. Em 2003, iniciou o trabalho de correspondente internacional em Nova York, abordando temas políticos dos Estados Unidos de George W. Bush pós-atentado do 11 de setembro de 2001 e a então Guerra do Iraque. Em 2007, voltou para o Brasil para ser repórter do Fantástico, assumindo como apresentadora do programa, em janeiro de 2008, ao lado de Zeca Camargo.

Entre suas reportagens, destacam-se uma série sobre os dez anos do massacre do Carandiru, realizada em 2002, o apagão em Nova York, o alistamento de jovens para a Guerra do Iraque em 2003 e os estragos da enchente que devastou Santa Catarina em 2008. Patrícia entrevistou artistas como Leonardo Di Caprio, Julia Roberts, Tom Cruise, Mick Jagger, Plácido Domingo, Roberto Carlos, os jogadores Ronaldo e Neymar e a presidente Dilma Rousseff. Neste ano, anunciou uma notícia histórica: a morte do terrorista e líder da Al- Qaeda Osama bin Laden, no primeiro domingo de maio, ao término do Fantástico.

Em entrevista ao G1, portal de notícias da Globo, Patrícia contou sobre a surpresa de ter sido anunciada como nova apresentadora do telejornal. “Depois que o convite foi feito, que o susto passou e que a ficha caiu, fiquei muito feliz. Estou muito animada. Vou caprichar para fazer um bom jornal”, disse. Ela falou ainda sobre os desafios e sua passagem pelo Fantástico. “Assumir o Fantástico, quase cinco anos atrás, foi um marco importante. Agora, fazer o Jornal Nacional, a partir dos próximos dias, significa o início de um capítulo totalmente novo da minha vida profissional”, ressaltou.

Ela passará o posto de apresentadora do Fantástico no próximo domingo, 4, para a jornalista Renata Ceribelli, que atualmente realiza reportagens para o programa. Na segunda-feira, nos minutos finais do Jornal Nacional, Patrícia será chamada por Fátima Bernardes para assumir a apresentação, ao lado de Bonner. Será exibido também um vídeo com a trajetória das duas jornalistas.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org