Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FOTOGRAFIA
17 de março de 2017

Famequianas participam da Exposição Elas por Elas

Projeto tem como objetivo apresentar imagens de mulheres gaúchas
Por Amanda Caselli
GD_20170315192824ars_9609

Exposição está aberta ao público até o final do mês, na Esplanada da Assembleia Legislativa (Foto: Alex Rocha)

Retratos de mulheres gaúchas pelas lentes de mulheres gaúchas. Esse é o tema da exposição Elas por Elas, projeto desenvolvido pela Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A proposta faz parte do cronograma de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. O evento de lançamento ocorreu no dia 15 de março,  às 17h30min na Esplanada da Assembleia, e abordou aspectos da igualdade de gênero, como a mulher no mercado de trabalho, além das campanhas que incentivam a denúncia dos casos de violência doméstica.

Carol Ferraz e Camila Hermes, ex-alunas de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, estão entre as convidadas a participar. Carol, formada no primeiro semestre de 2016, foi responsável por retratar dois âmbitos de representatividade da mulher negra na arte regional: a cantora transsexual Valéria Houston e a percussionista Brenda Santos, que aos 20 anos já coordena a bateria da Bambas da Orgia – escola de samba mais antiga da capital gaúcha. “Estou feliz por poder chamar estas grandes fotógrafas de colegas”, explica Carol. Já Camila, graduada em 2012, escolheu registrar mulheres do fotojornalismo. Foram modelos a estudante de jornalismo Luiza Dorneles e a fotógrafa Adriana Franciosi, que atua há 25 anos na profissão, possui diversos prêmios e também faz parte do projeto. Camila se diz feliz por estar ao lado de outras talentosas da fotografia e ter a oportunidade de retratar duas mulheres incríveis. “Quero através desses retratos, de alguma maneira, nos representar e nos inserir em local de grande visibilidade”, afirma.

GD_20170315192831ars_9617

Bottons sobre igualdade de gênero foram distribuídos durante o evento (Foto: Alex Rocha)

Quando questionadas sobre a mulher no mercado do fotojornalismo, as famequianas relatam o baixo número de público feminino dentro da área. “Infelizmente esse é um mercado muito restrito, formado em sua maioria por homens. Basta olhar para as principais redações do país e comparar homens e mulheres que ocupam os cargos na fotografia. A diferença é enorme”, lamenta Camila. Apesar disso, ela diz perceber um crescente movimento das mulheres que buscam, com muita luta e talento, se posicionar profissionalmente nesses espaços. Carol explica que o diferencial do projeto é chamar a atenção para uma questão contraditória. Mesmo que o mercado do fotojornalismo não seja tão receptivo para as mulheres, é um espaço composto por elas há muitos anos. “Se hoje lidamos com violências mais subjetivas ao mero fato de estarmos trabalhando, já foi muito mais agressivo quando existia um estranhamento ao ver uma mulher como fotógrafa, especialmente em pautas mais arriscadas”. Ela complementa dizendo ser uma questão social que está em pauta. “Existir a mostra Elas por Elas é justamente dar visibilidade para este tipo de debate. Nós existimos e seguiremos trabalhando e demarcando nosso espaço no fotojornalismo”, finaliza.

A mostra foi inaugurada na última quarta-feira, 15 de março, e permanece aberta ao público até o final do mês.

 

Ensinamentos adquiridos dentro da Famecos

 

As fotógrafas recordam com êxtase o tempo que passaram dentro da Famecos. Camila diz não se tratar apenas de um espaço acadêmico, mas também uma extensão da vida. “A Famecos é um lugar incrível. Um local onde temos a oportunidade de aprender e crescer diariamente com os professores, colegas e funcionários”. Ela carrega consigo todos os ensinamentos adquiridos na Faculdade, desde a importância do conhecimento até as relações entre colegas e público. Carol revela não ter entrado no jornalismo com o intuito de trabalhar com foto, mas na Famecos descobriu que era essa sua paixão. “A foto é meu caminho de estar no olho do furacão, na adrenalina do jornalismo e isso me encanta”, conta. Ela ainda afirma ser grata aos professores Flávia Quadros e Eduardo Seidl por a terem encorajado a fazer algo “que é tão nosso como assinar o nosso olhar em frames”.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org