Um lugar para troca de experiências. É assim o espírito do 25º SET Universitário. Alunos tendo a oportunidade de saber de que maneira os grandes profissionais conquistaram uma carreira bem sucedida. Para a designer de interatividade do jornal “The Guardian”, de Londres, Mariana Santos, o caminho do sucesso foi conquistado através de muitas viagens. De um intercâmbio da França, passando por Berlim, Mariana hoje incentiva os jovens universitários a ir para fora do seu país.
Ela acredita que quanto mais línguas se aprende e mais se convive com culturas diferentes, melhor se torna o profissional. “Passando por dificuldades é que sentimos mais vontade de mudar e inovar. Fora do seu país, é possível isso acontecer. É uma experiência que todos deveriam ter”, comentou.
Em tom de brincadeira, Mariana diz que se considera uma cientista, pois está sempre buscando solucionar problemas. “Quanto mais sabemos, mais podemos criar. Todo o jornalista deve buscar unir fontes e melhorar as situações precárias. Somos profissionais encarregados de criar soluções”.
Quanto ao Brasil, a designer do “The Guardiam” elogiou as plataformas de televisão e o jornalismo impresso. Mariana comentou que somos como uma diamante bruto de nível digital. “O Brasil é um país de muita emoção e muito forte, do ponto de vista criativo. Para ela, é possível que haja um grande salto do jornalismo do país em breve.