Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
31 de maio de 2019

Exposição em realidade aumentada mescla passado e presente da Famecos

Iniciativa apresentada na 6ª Semana da Fotografia resgata imagens antigas da Escola
Por Gabriel Salazar

Iniciada no dia 27 de maio, a 6ª Semana da Fotografia da Famecos tem como atração uma exposição fotográfica em realidade aumentada que resgata imagens de arquivo da Escola. Planejado pelos professores André Pase e Eduardo Seidl, o projeto tem como objetivo permitir que as pessoas possam usar as câmeras de seus celulares para ver o passado e o presente da Famecos ao mesmo tempo.
Para o professor Eduardo Seidl, a atividade faz parte de uma tentativa de procurar outras formas de expor a fotografia: “A exposição fotográfica comum é legal, mas também temos que ver como tornar esse acervo histórico da Famecos mais disponível para as pessoas”. Para visualizar as quatro fotografias em realidade aumentada, os visitantes podem seguir as orientações espalhadas em cartazes, baixar o aplicativo e revisitar o lugar original onde as imagens foram feitas.

As instruções para interação estão disponíveis nos quatro cartazes com QR codes. Foto: Raquel de Souza/FAMECOS/PUCRS

A criação da realidade aumentada nas fotografias ficou sob os cuidados do professor André Pase e de Tamires Giesta, aluna de jornalismo e bolsista do Ubilab. Eles fizeram uma série de testes para encontrar a melhor ferramenta para abrigar o projeto. A plataforma escolhida foi o ROAR, por permitir aos usuários captar o código do cartaz que está no chão e levantar o celular para ver a fotografia.
“O ROAR tem vários elementos que nos ajudam a compor o cenário que a gente precisa”, conta a estudante. “Basicamente, ele precisa que uma imagem seja colocada como marcador e você posicione com o que quer trabalhar (seja uma foto, um vídeo, uma música) dentro dessa seleção. Então, o aplicativo busca essa imagem e ela sai na hora”, explica.
A ideia de usar realidade aumentada na PUCRS não surgiu esse ano. Em 2010, uma equipe de professores e alunos da graduação criaram um guia do Campus voltado para alunos da especialização. O projeto contava com QR codes espalhados pela universidade, que quando escaneados levavam para uma página no WordPress com as informações do prédio em que estava o código. “Boa parte daquela experiência voltou nove anos depois para a gente conseguir fazer melhor”, afirma André Pase, professor que participou das duas iniciativas. Ele conta que esses projetos com realidade aumentada são para ajudar a comunidade acadêmica e despertar sua curiosidade: “A gente não quer só instigar o conhecimento das pessoas, mas também mostrar que é possível fazer projetos legais e que não é nada muito difícil de fazer”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org