Fábian Chelkanoff Thier
A comunicação, por pouco, não perdeu um grande profissional. O coordenador do curso de Jornalismo da Famecos, Fábian Chelkanoff Thier, que nasceu em Santa Cruz do Sul e aos 14 anos já tinha o seu primeiro programa de rádio, quase foi padre. No entanto, abandonou a ideia depois de um longo período como seminarista.
O desejo de ser padre sempre foi acompanhado pelo sonho do jornalismo. Ainda quando jovem, queria trabalhar na Rádio Gaúcha. Feito conquistado em 1993 quando começou sua jornada dentro do Grupo RBS. Trabalhou ainda na Zero Hora, Diário Gaúcho, Farroupilha, Rádio Rural e Metrô FM.
Chelkanoff trocou a oportunidade de estar num grande grupo de comunicação para realizar um projeto ousado. Ele foi o primeiro coordenador e idealizador do Espaço Experiência da Famecos. A troca veio por ter a oportunidade de fazer muito mais do que realizava na prática, ou seja, o seu objetivo é multiplicar bons profissionais na raiz, a academia. “Ser jornalista não é brincadeira”, afirma o professor.
Papai de Murillo e Pedro, Fábian assumiu a coordenadoria do curso de Jornalismo em 2012. “Hoje sou outro Fábian. Antes eu fazia as coisas por uma série de motivos, hoje faço por eles”, empolga-se. Fábian é o amigão dos corredores da Faculdade. “Fazer Famecos é a melhor coisa que tem. A gurizada está no lugar certo”, entende.