Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
TECNOLOGIA
7 de julho de 2016

Facebook anuncia novas mudanças na linha do tempo

Professora da Famecos comenta o impacto da atualização nas páginas da rede
Por Isabella Magedanz Pesce
(Foto: Anne Luyse C. Boeck)

Mídia social passa a priorizar publicações de amigos e familiares (Foto: Anne Luyse Boeck)

“Nossa prioridade é manter vocês conectados com as pessoas, lugares e coisas que vocês querem estar conectados – começando com as pessoas que são suas amigas no Facebook”. A frase publicada em 29 de junho por Lars Backstrom, diretor de engenharia do Facebook, no blog da rede, embasou o anúncio de uma novidade da mídia social. Uma atualização no feed de notícias garante que as histórias postadas diretamente pelos amigos dos usuários, como fotos, vídeos, atualizações de status e links, sejam vistas no topo da linha do tempo. Para a professora da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Karen Sica, a mudança terá um impacto real nas fanpages.

“Os veículos de comunicação, por exemplo, sempre utilizaram o Facebook como uma plataforma para alcançar o máximo de seguidores e aumentar, assim, a audiência. A mudança deixa claro que a ferramenta tem objetivos e incentivos próprios que nem sempre são os mesmos que o das páginas das empresas”, diz ela.

Karen destaca, ainda, que se torna mais importante as empresas jornalísticas se preocuparem com a publicação de conteúdos relevantes sobre os quais as pessoas queiram conversar, compartilhar e discutir. “Agora, os veículos de comunicação precisam pensar em um planejamento completo de como envolver a audiência e gerar um engajamento que vai além de posts mais lidos ou curtidos”, finaliza.

A transformação muda a programação dos algoritmos da rede e atende a pedidos dos próprios usuários que, segundo pesquisas, estavam preocupados em perder atualizações importantes dos amigos e familiares. Backstrom salienta que a nova ação também é voltada para aqueles que possuem muitas conexões. A finalidade é que não se percam notícias das pessoas mais próximas em meio a outras informações.

O gerente de produtos do Facebook, Adam Mosseri, destaca que, na última década, mais de um bilhão de pessoas ingressaram no Facebook e que a cada dia elas inundam as linhas do tempo com novas publicações, gerando mais informações do que qualquer usuário consegue consumir. Backstrom prevê que os efeitos da nova medida podem afetar algumas páginas, mas estimula que elas se preocupem em publicar conteúdos que gerem compartilhamentos.

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org