“Nossa prioridade é manter vocês conectados com as pessoas, lugares e coisas que vocês querem estar conectados – começando com as pessoas que são suas amigas no Facebook”. A frase publicada em 29 de junho por Lars Backstrom, diretor de engenharia do Facebook, no blog da rede, embasou o anúncio de uma novidade da mídia social. Uma atualização no feed de notícias garante que as histórias postadas diretamente pelos amigos dos usuários, como fotos, vídeos, atualizações de status e links, sejam vistas no topo da linha do tempo. Para a professora da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Karen Sica, a mudança terá um impacto real nas fanpages.
“Os veículos de comunicação, por exemplo, sempre utilizaram o Facebook como uma plataforma para alcançar o máximo de seguidores e aumentar, assim, a audiência. A mudança deixa claro que a ferramenta tem objetivos e incentivos próprios que nem sempre são os mesmos que o das páginas das empresas”, diz ela.
Karen destaca, ainda, que se torna mais importante as empresas jornalísticas se preocuparem com a publicação de conteúdos relevantes sobre os quais as pessoas queiram conversar, compartilhar e discutir. “Agora, os veículos de comunicação precisam pensar em um planejamento completo de como envolver a audiência e gerar um engajamento que vai além de posts mais lidos ou curtidos”, finaliza.
A transformação muda a programação dos algoritmos da rede e atende a pedidos dos próprios usuários que, segundo pesquisas, estavam preocupados em perder atualizações importantes dos amigos e familiares. Backstrom salienta que a nova ação também é voltada para aqueles que possuem muitas conexões. A finalidade é que não se percam notícias das pessoas mais próximas em meio a outras informações.
O gerente de produtos do Facebook, Adam Mosseri, destaca que, na última década, mais de um bilhão de pessoas ingressaram no Facebook e que a cada dia elas inundam as linhas do tempo com novas publicações, gerando mais informações do que qualquer usuário consegue consumir. Backstrom prevê que os efeitos da nova medida podem afetar algumas páginas, mas estimula que elas se preocupem em publicar conteúdos que gerem compartilhamentos.