Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÂO
16 de janeiro de 2017

Facebook lança projeto em parceria com jornalismo

O objetivo da Rede Social é produzir conteúdos mais seguros e com maior qualidade
Por Janaina Rauber
(Foto: Clarissa Menna Barreto)

O Projeto possui três núcleos principais (Foto: Clarissa Menna Barreto)

Nesta quarta-feira (11), a equipe do Facebook anunciou um novo projeto: “Facebook para Jornalismo”, que possui o intuito da aproximação com a imprensa para a produção de conteúdos mais seguros e com melhor qualidade para a Rede Social. De acordo com a publicação da diretora do produto Fidji Simo no Newsroom do Facebook, a plataforma vai colaborar com empresas de notícias para desenvolver produtos, aprender com jornalistas quais são as melhores formas para criar parcerias e conversar com publishers e educadores para entender como podem ajudar as pessoas a se tornarem leitores informados na era digital.

O Projeto possui três núcleos principais que estão divididos em Colaboração no Desenvolvimento de Novos Produtos, Treinamento e Ferramentas para Jornalistas e Treinamento e Ferramenta para Todos. O propósito do primeiro núcleo é construir novos produtos para ajudar na atuação do jornalismo na rede, como na criação de novos formatos para contar histórias, construir uma plataforma para notícias locais, desenvolver modelos de negócios.

No Treinamento e Ferramentas para Jornalistas, a equipe promete conduzir uma série de cursos on-line para jornalistas sobre os produtos, as ferramentas e os serviços da mídia. Esses treinamentos serão expandidos em nove idiomas, incluindo Português e Espanhol. Além disso, será criada uma ferramenta que ajuda editoras a rastrear como seu conteúdo se espalha na web.

No último, de Treinamento e Ferramenta para Todos, eles buscam dar informações às pessoas para que elas possam fazer escolhas inteligentes sobre as notícias que leem e tenham conversas relevantes sobre os assuntos com os quais se importam. Como foco principal, eles irão trabalhar com discernimento de notícias e combatendo boatos.

Paula Puhl, coordenadora do Espaço Experiência da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, afirma que as pessoas têm o costume de buscar informação no Facebook, por isso é importante a criação de projetos que pensem mais na qualidade das informações existentes.

Ainda não existe previsão de quando o projeto estará disponível. Para acompanhar as atualizações acesse.

Tag(s) da matéria: , , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org