Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS
31 de agosto de 2016

Faculdade festeja cinco décadas de história

Docente há 32 anos, Claudia Moura fala sobre a Faculdade de Comunicação Social
Por Bianca Gross e Luísa Soares
Claudia Moura, docente há 32 anos na Faculdade de Comunicação Social (Foto: Caroline Pacheco)

Claudia Moura se graduou em Publicidade e Propaganda em 1979 (Foto: Caroline Pacheco)

Há 67 anos, jornalistas, entidades e empresários pressionavam pela instalação do primeiro curso de Jornalismo no Sul do país. Quatro anos depois, em 1952, a Escola de Jornalismo da Faculdade de Filosofia passou a funcionar nas dependências do Colégio Nossa Senhora do Rosário (atual Colégio Marista Rosário). Apenas em 1968, foi transferida para o campus atual, na avenida Ipiranga.

Em março de 1965, a faculdade de Propaganda passou a integrar a Escola de Jornalismo – que, em dezembro do mesmo ano, recebeu o nome de Faculdade dos Meios de Comunicação Social (Famecos). Dois anos depois, em 1967, foi criado o curso de Relações Públicas (RP).

Antes da inauguração da sede atual da Famecos, em 1972, os alunos aprendiam sobre as diferentes áreas e habilitações da Comunicação em locais provisórios do campus. Em março de 1973, o prédio 7 recebeu as primeiras turmas.

Em 1988, aconteceu a 1ª edição do SET Universitário, evento que estimula a troca de experiências entre alunos, docentes e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema, Produção Audiovisual e Design. Desde então, foram promovidas muitas palestras, workshops e, também, a Mostra Competitiva, que premia trabalhos desenvolvidos por estudantes do Brasil e exterior.

O laboratório de computadores (CICOM) é um dos espaços mais frequentados pelos alunos. Desde 1993 auxiliou muitos estudantes em trabalhos e atividades de aula. Um pouco antes de ser inaugurado, a internet recém tinha chego no Brasil e despertava olhares curiosos. Com o passar do tempo e o avanço tecnológico, os computadores oferecidos para os universitários foram aprimorados.

Em 1994, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação iniciou as atividades na Faculdade, com o curso de Mestrado. Após cinco anos, o Doutorado passou a integrar a Faculdade e, hoje, concentra estudos nas Práticas e Culturas da Comunicação, em duas linhas de pesquisa. Práticas Culturais nas Mídias, Comportamentos e Imaginários da Sociedade da Informação é a primeira e Práticas Profissionais e Processos Sociopolíticos nas Mídias e na Comunicação das Organizações é a segunda. O curso de Produção Audiovisual surge em março de 2004.

Desde 2009, os alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas têm a oportunidade de aprender e trabalhar em conjunto em um núcleo com atividades laboratoriais convergentes, chamado de Espaço Experiência. A Faculdade também possui o Editorial J, destinado aos estudantes de Jornalismo, responsável pela criação de conteúdos multimídias para diferentes plataformas.

Até 2014, a Famecos era composta pelos cursos de Comunicação Social, com três habilitações (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), e Produção Audiovisual. Em 2015, a estrutura acadêmica foi modificada e a Faculdade passou a oferecer os quatro cursos de modo independente.

Em 50 anos de história, muitos alunos e educadores passaram pela Famecos. Alguns ainda passeiam pelos corredores da Faculdade, outros viajaram para longe e lembram da época de graduação com muito carinho e saudade. A professora Claudia Moura, docente há 32 anos na Famecos, é diplomada nas três habilitações da Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (1979), Jornalismo (1980) e Relações Públicas (1984) e conta com carinho as vivências na Faculdade. 

Na época em que estudava, Claudia destaca a grande diferença das disciplinas e dos currículos. Antes, os três cursos tinham aulas juntos e se formavam em apenas dois anos.  “Eu gostava. Eram amizades para a vida profissional. Eu tinha uma relação de equipe com meus colegas durante dois anos, podíamos discutir assuntos de interesses diversos. É diferente de hoje, os estudantes se formam tendo mais experiência. Hoje, as práticas são mescladas com a teoria”, reflete a professora. Quando questionada sobre o significado e a importância da Faculdade que sempre lhe recebeu de portas abertas, Claudia, acompanhada de um sorriso no rosto, não esconde a emoção. “A Famecos é minha vida”, conclui.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org