Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS+
28 de julho de 2014

Faculdade oferece novos cursos no segundo semestre

Há opções para os mais diferentes interesses na área da Comunicação
Por Jhonathan Rath
Foto: Heike Knebel

Foto: Heike Knebel

A Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) vai oferecer quatro cursos de Especialização e 20 cursos de Extensão neste segundo semestre de 2014 dentro do selo Famecos+, onde as aulas oferecidas pela universidade são voltados especialmente para o mercado de trabalho, atendendo às suas necessidades e dando suporte à graduação dos alunos. As qualificações estão divididas em três categorias: Especialidades, Ferramentas e Carreiras.
 Para Sílvia Koch, coordenadora da Famecos+, o principal objetivo do programa é oferecer cursos interessantes, novos e atuais. Ela explica que, enquanto a extensão se destina a ampliar o público, gerando certificados e uma interação entre diferentes setores da comunidade, a especialização é voltada para o profissional que já atua no mercado de trabalho e quer uma complementação à sua profissão. “Ambas as áreas da Famecos+ são uma atualização para o mercado. Cursos antigos se repetem, como o de produção musical e o de moda, e novos surgem para atender à demanda externa”, explica Sílvia.
Na categoria Especialidades serão disponibilizados cursos de Crítica Literária, Captação e Edição de Imagens em Vídeo, Produção Musical, Fashion Branding, User Experience UX DESIGN. Já em Ferramentas haverá encontros envolvendo temas como Youtube: da Concepção à Realização do Canal, Fluxo Digital de Trabalho com Lightroom, Gestão de Conteúdo em Redes Sociais, Gestão de Conteúdo em Redes Sociais – Versão Pocket, Pesquisando Grupos Urbanos: Métodos e Técnicas de Campo, Ilustrator Básico – Criação Vetorial, Indesign Básico – Design Básico, Photoshop Básico: Tratamento de Imagem, Análise de Pesquisa Quantitativa Aplicada à Comunicação MS Excel, Realização de Vídeo Básico – Semipresencial, todos visando o domínio de suportes técnicos, como softwares, equipamentos digitais e rotinas de produção. Na categoria Carreira serão cursos sobre Freelancer Internacional: Como se tornar um, Empreendendo na Comunicação Empresarial, Media Training: Para um Bom Relacionamento com a Imprensa), com ênfase no desenvolvimento de habilidades e competências para o mercado profissional e o ambiente acadêmico da comunicação.

     Alguns cursos, neste segundo semestre, podem ser destacados pelo interesse sazonal, tais como Cobertura das Eleições 2014, Empreendendo na Comunicação Empresarial, Jornalismo Investigativo Digital, Media Training e Freelancer Internacional. Confira, abaixo, detalhes de cada um deles.

Cobertura das eleições 2014: Ministrado por Jônatas Oliveira da Costa e Rafael Morgental Soares, o curso prepara os profissionais de mídia, estudantes de comunicação social e assessores de comunicação que trabalharão direta ou indiretamente na cobertura das Eleições 2014 ou que desejem obter conhecimentos sobre a realização e divulgação desse grande evento.

Empreendendo na Comunicação Empresarial: Visa à prática de tornar os profissionais de comunicação em empresários dessa área, devido à necessidade do mercado. As aulas serão ministradas por Christina Elisabeth Carpes Antunes.

Jornalismo Investigativo Digital (EAD): O programa qualifica o profissional a usar bancos de dados temáticos ou especializados e torna o jornalista apto a utilizar a Internet de forma segura e a seu favor, melhorando as habilidades de investigação do repórter, a partir de conhecimentos técnicos e específicos – hoje essenciais à prática da profissão. O curso tem como ministrante Leandro Demori.

Media Training: Busca a capacitação do aluno para ele desenvolver um bom relacionamento entre mídia, fontes e assessoria. Além disso, o curso, que é ministrado pela jornalista Cristiane Finger, procura preparar o estudante para entrevistas gravadas e ao vivo; participação em debates; linguagem não verbal; questões éticas referentes às fontes, entrevistados e jornalistas; e, por fim, como atender repórteres em momentos de crise; como conhecer a audiência e as diferentes etapas de produção de reportagens.

Freelancer internacional (Como se tornar um): Este curso explora o mercado não-tradicional de jornalismo internacional, o modo de apresentar alternativas à carreira fora do país e como torná-la viável. As aulas serão ministradas por Alexandre Elmi e Fernanda Morena.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org