Estar em constante debate sobre a integração da teoria e da prática. Esse é o objetivo do Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação, que acontece anualmente em diferentes universidades do Rio Grande do Sul. Este ano, em sua 6ª edição, a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS sediou o evento.
Paula Puhl, coordenadora do Espaço Experiência da Famecos, ficou responsável pelas boas-vindas. A atividade inicial aconteceu no auditório da Faculdade, no dia 18 de março, onde representantes de cada agência participante apresentaram o funcionamento de seus laboratórios. Ao todo, 10 agências experimentais de comunicação participaram do Colóquio: Espaço Experiência (PUCRS), Agexcom (Unisinos), AGERP (UFRGS), AGEX (ULBRA), A4 (UNISC), Agecom (Feevale), AGEX (UniRitter), Multiverso (IPA), AECOM (Univates) e Nexcom (UPF).
A programação da tarde foi marcada por diversas atividades. Segundo Paula, a amplitude da programação é importante “para que se tenha espaços diferentes de discussão”. Após a pausa para o almoço, coordenadores, professores e estagiários tiveram a oportunidade de visitar o Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS. Na volta, os estagiários das agências se dividiram em dois grupos, que passaram por todos os núcleos do Espaço Experência. Em cada sala, um aluno ficou responsável por apresentar a rotina de trabalho e as atividades realizadas. Enquanto isso, os professores e coordenadores das agências participavam de uma Interação para avaliar o Colóquio e pensar em novas propostas para as próximas edições.
Após a visita guiada, os alunos também participaram de um momento para interagir com os demais colegas. Divididos em grupos, eles debateram a importância de uma agência experimental na formação do aluno e como eles veem esses laboratórios futuramente. Das 16h30 às 17h, houve uma pausa para o Coffe Break. Após, três diplomadas da Famecos falaram sobre sua vivência no Espaço Experiência na mesa redonda “O que a agência experimental mudou em minha vida e qual a expectativa para o futuro?”.
Desde abril de 2009, a Famecos conta com laboratórios que possibilitam a prática do que os alunos aprendem em sala de aula, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho. Débora Zanatta, publicitária formada pela casa, participou do Espaço Experiência logo no começo. Ela, que passou dois anos no Núcleo de Atendimento, acredita que todos os alunos deveriam estagiar em alguma agência experimental. “Nos permite ter uma visão do outro, de comunicação integrada”, afirma. A relações-públicas HeeLary Schultz também participou do debate. Foi no Núcleo de Assessoria e Comunicação Digital que ela adquiriu conhecimentos importantes. “Eu levei experiências não só profissionais, mas de vida”. A mesa foi formada ainda pela jornalista Mariana Amaro. Ela trabalhou no antigo Núcleo Web (hoje integrado à Assessoria e Comunicação Digital), e afirma que trabalhar no laboratório foi muito importante na trajetória dela. “O Espaço Experiência possibilitou que eu conseguisse entender que existem novos formatos e nós precisamos explorar isso”.
A próxima edição do Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação, em abril de 2017, vai acontecer na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).