Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PRÊMIO
23 de junho de 2017

Fake news é tema do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário

Inscrições estão abertas até o dia 31 de julho
Por Amanda Caselli
Iniciativa visa descobrir talentos e aproximá-los do jornalismo em áudio (Foto: Divulgação)

Iniciativa visa descobrir talentos e aproximá-los do jornalismo em áudio (Foto: Divulgação)

A CBN abre vagas para o 9˚ Prêmio de Jornalismo Universitário. Com inscrições abertas até o dia 31 de julho, a iniciativa tem como objetivo estimular e divulgar reportagens de rádio produzidas por estudantes de graduação. Nesta edição, o temas abordados são as novas profissões no séc. 21 e os possíveis impactos sociais em relação às fake news – as falsas notícias da internet.

A ideia é de aproximar os novos talentos descobertos com o jornalismo no formato de áudio. As principais características do rádio são agilidade e interatividade, fatores que contribuem muito para a comunicação moderna. A partir dos assuntos propostos, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre o futuro do trabalho e a influência das redes e da tecnologia no êxito do jornalismo profissional. Além disso, é possível pensar em alternativas para a redução das fake news, que têm aumentado nas redes sociais, em razão da facilidade de compartilhamento de informações.

Os trabalhos devem ser enviados no formato MP3 com duração máxima de 3 minutos, podendo ser individuais ou em grupo, com limite de 3 integrantes. A banca julgadora avalia os projetos conforme critérios jornalísticos de acordo com especificidades de  rádio, considerando a criatividade, clareza, formatação, precisão, linguagem, entrevistados, efeitos sonoros e qualidade técnica.

Aos interessados, basta acessar o site e se inscrever. O resultado sai no dia 1º de outubro no site e na programação da CBN. Os ganhadores serão contatados por telefone ou e-mail. O vencedor ou equipe vencedora recebe um troféu, um iPhone 7 plus, uma visita supervisionada para acompanhar o funcionamento da CBN em São Paulo, com as despesas de passagem e hospedagem pagas, distribuição e veiculação do conteúdo inscrito na programação da rádio CBN, além do certificado de participação. O segundo e terceiro colocados ganham um certificado de menção honrosa, e também terão seu trabalho divulgado na CBN.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org