Pela primeira vez nos seus 60 anos, a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS abriu num domingo de eleição. De forma voluntária, cerca de 20 alunos e sete professores do Editorial J, laboratório de jornalismo da faculdade, organizaram uma cobertura alternativa das eleições. “O objetivo foi retratar os bastidores e os acontecimentos secundários da eleição, que normalmente não têm espaço nos tradicionais veículos, valorizando histórias e personagens riquíssimos”, explica o coordenador do laboratório, professor de jornalismo Fábio Canatta.
O voto da presidenta da República, por exemplo, foi retratado a partir de uma militante que enfrentou limitações físicas e madrugou para acompanhar os poucos minutos que Dilma Rousseff esteve na sua seção eleitoral, na zona sul de Porto Alegre. Em outra produção, os alunos mapearam ruas e monumentos que homenageiam 30 ex-prefeitos da cidade.
Outros estudantes do laboratório aproveitaram o deslocamento até sua seção para fazer registros rápidos da eleição no Twitter e no Instagram com a hashtag #votoj. Foram 85 tuítes e mais de 20 reportagens dos mais diversos pontos da Capital e Região Metropolitana. O conteúdo na íntegra pode ser conferido no site do Editorial J.
O Editorial J é o laboratório de jornalismo convergente da Famecos que reúne alunos voluntários e matriculados na disciplina de estágio curricular. O projeto inova ao propor uma organização da redação multimídia que estabelece o conteúdo como princípio, não a mídia.