“Há um ano, pela primeira vez, o Superior Tribunal Federal foi contra a educação”. Essa foi a frase que abriu o discurso de Cristiane Finger, professora e coordenadora de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, no ato de valorização do diploma realizado pelo corpo docente e alunos.
Às 19h, no saguão da faculdade, mais de 250 pessoas, entre professores, estudantes e profissionais se reuniram a fim de manifestar o repúdio à decisão do STF que atenta contra a formação acadêmica. Finger lembrou dos protestos feitos no ano passado, incluindo a ação dos alunos que pararam a avenida Ipiranga: “Quando os policiais chegaram, fui negociar achando que daria problema, no fim, eles apenas comentaram que ficaram sabendo da sacanagem que fizeram com nosso diploma”, conta uma entusiasmada jornalista.
Para marcar o ato, a ex-aluna Geórgia Santos, que atualmente trabalha na Rádio Gaúcha, leu o manifesto que ratifica a necessidade da regulamentação da profissão e lembra o quão necessária é a informação de boa qualidade. Para Geórgia, a formação é fundamental. “Posso dizer que faz toda a diferença a formação. A qualificação profissional está aqui dentro. Ela começa aqui dentro. O que acontece depois é consequência”. Depois da leitura, o vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas e professor da Famecos, Celso Schröeder, falou em nome da categoria, dizendo-se orgulhoso da atitude tomada pela Famecos e pelos seus alunos.
Assista à video-matéria produzida pelo Espaço Experiência:
Discurso da Coordenadora do Curso de Jornalismo Cristiane Finger – 17/6/2010
(Imagens: Vitória Famer)