A artista francesa Audrey Cottin, em colaboração com alunos da Famecos, realiza obra audiovisual para a 9ª Bienal do Mercosul. Foto: Lucas Zandonai/Famecos/PUCRS
A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) está na 9ª Bienal do Mercosul. Desde abril, a artista francesa Audrey Cottin está na PUCRS, desenvolvendo um trabalho que será exibido no evento – a série Operation Theatre, composta por três episódios ao vivo. O Núcleo de Audiovisual do Espaço Experiência colabora com o projeto, editando vídeos, produzindo animações e fornecendo o suporte técnico para as exibições. A primeira transmissão do trabalho de Audrey, da PUCRS para o Santander Cultural, acontece nesta quinta (24), às 20h.
A ideia surgiu a partir de uma constatação histórica. O Operation Theatre era um anfiteatro em que doutores mostravam procedimentos cirúrgicos, ao vivo, para a plateia. A partir disso, Audrey criou uma analogia na Bienal – ao invés de médicos, artistas. O trabalho também conta com gravações em vídeo feitas na fábrica de celulose Irani, em Santa Catarina. As imagens contam experiências de vida dos trabalhadores – como quando um ciclone atravessou a cidade em que a fábrica está localizada, em Campina da Alegria.
Em Porto Alegre, a artista procurou visitar alguns locais de pesquisa da PUCRS. Colaboraram com o projeto pesquisadores do Instituto Cérebro e do Centro de Microgravidade. Além da relação com a obra, fatores subjetivos também despertaram o interesse de Audrey por esses lugares, utilizando-os em seu processo criativo. “Foi uma escolha bastante intuitiva, não pude visitar todos os lugares. Mas, nos que tive oportunidade de ir, o entusiasmo das pessoas também foi algo que me atraiu.”, conta Audrey.
A Famecos ficou responsável por fornecer suporte técnico ao trabalho. Há cerca de um mês, o Núcleo Audiovisual do Espaço Experiência ficou encarregado de auxiliar Audrey na produção da série, através de edição de vídeos, criação de animações e tarefas administrativas. “Ela supervisionou o trabalho todos os dias, dividiu as tarefas. Foi uma chefe, o que é muito bom”, conta Jader Moraes, integrante do Núcleo. No entanto, a artista se mostrou receptiva a mudanças e conselhos dos colaboradores. “Ela chegou a nos chamar de olhos da nova geração”, completa.
Operation Theatre faz parte do programa de comissionamentos artísticos colaborativos da Bienal, chamado Máquinas da Imaginação. A primeira transmissão acontece nesta quinta-feira (24), às 20h, no Átrio Santander Cultural. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. No entanto, o número de espectadores é limitado. As transmissões dos outros episódios são em 31 de outubro e 7 de novembro.