A Faculdade de Comunicação Social (FAMECOS) da PUCRS divulgou nesta quinta-feria (11/09) a programação do 27º SET Universitário, que acontece entre os dias 22 e 24 de setembro. A palestra de abertura do evento será com o tema “Que Brasil é esse que construímos“, com Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (CUFA), Renato Meirelles, presidente do instituto Data Popular e Eduardo Lyra, jornalista eleito pelo Fórum Econômico Mundial como um dos 15 jovens brasileiros que podem melhorar o mundo. Lyra integrou a lista da Revista Forbes como um dos 30 jovens mais influentes do País, sendo o único da periferia. A palestra acontece a partir das 20h, no Centro de Eventos da PUCRS, e é aberta para a comunidade. Durante a palestra será lançado oficialmente, no Rio Grande do Sul, o livro “Um País Chamado Favela”, com sessão de autógrafo com os autores Celso Athayde e Renato Meirelles.
O evento terá ainda sessão especial do filme “Mercado de Notícias”, de Jorge Furtado, com a presença de Giba Assis Brasil e do jornalista da Globonews, Geneton Moares Neto. Para Fábian Chelkanoff Thier, coordenador do curso de Jornalismo da FAMECOS e um dos coordenadores do evento, o grande diferencial deste ano é o tema que será abordado. “Penso que o tema é bastante próprio pois vamos falar de Brasil, dos 50 anos da Ditadura Militar e tudo que aconteceu de lá pra cá. Como a comunicação foi importante nesse processo, como as coisas aconteceram, e como as pessoas construíram este país”, comenta. Na próxima segunda-feira (15/09) a faculdade divulga a lista de oficinas do evento.
No dia 23, às 9h30min, haverá uma palestra sobre “O Brasil na rua: da Ditadura até as manifestações de 2013“, e contará com Sônia Maria Haas, irmã do médico e militante do PC do B, João Carlos Haas Sobrinho, o Dr. Juca, que participou da Guerrilha do Araguaia e foi assassinado durante a repressão da Ditadura Militar. Nestes últimos 30 anos, Sônia foi uma das maiores ativistas pelas causas dos desaparecidos políticos e torturados pela Ditadura Militar no Brasil. Juntamente com ela estará o jornalista Luiz Cláudio Cunha, natural de Caxias do Sul, com destacada atuação no período militar. Entre seus trabalhos mais importantes está o caso conhecido como o Sequestro dos Uruguaios. Até 2013, integrou a Comissão Nacional da Verdade. Além deles estará presente também o advogado, fundador do Grupo Habeas Corpus e do Coletivo de Advogados do Rio de Janeiro, Luan Cordeiro, especialista em Direito de Família Diretor do IBDFAM Teresópolis/RJ. Cordeiro teve destacada atuação nas manifestações de 2013. A partir das 20h, acontece a sessão especial do filme “Mercado de Notícias”.
No dia 24, último dia do SET Universitário, a partir das 9h30min está programada a conferência “A publicidade que o Brasil ama“, com o publicitário formado pela FAMECOS João Livi, Diretor Geral de Criação da Talent e Melhor Diretor de Criação do Brasil no Prêmio Folha/Meio e Mensagem em 2007. Entre as suas criações estão as campanhas “Pergunta lá no Posto Ipiranga”, “Tem Net e tem tipo Net”, ” Rugby , Isso ainda vai ser grande no Brasil”, E “Upalalê, para Santander”. Também às 9h30min acontecerá a palestra “Comunicação inovadora, a chave de um bom relacionamento. O caso Ipiranga”, com Vânia Paes Barreto Marcondes, profissional com cerca de 20 anos de vivência em várias áreas, predominantemente em treinamento de marketing e vendas e desenvolvendo projeto. Ela coordena programas de incentivo e treinamento para públicos do Grupo Ipiranga, onde atua como Coordenadora de Programas de Incentivo e Relacionamento VIP, na Diretoria de Marketing e Varejo.
Para Fábian, por conta do tema e também do tipo de discussão que será feita, a expectativa do público é que seja maior que o do ano passado. “Traremos nomes que hoje estão à frente de canais de comunicação discutindo não só a notícia, mas a relevância e o papel do comunicador na construção de uma sociedade mais justa e melhor para o futuro”. Para mais informações acesse o site.