Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SET UNIVERSITÁRIO
12 de setembro de 2014

FAMECOS divulga programação do 27º SET Universitário

Eduardo Lyra, Renato Meirelles e Celso Athayde abrem o SET deste ano
Por Joveline Carvalho

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Faculdade de Comunicação Social (FAMECOS) da PUCRS divulgou nesta quinta-feria (11/09) a programação do 27º  SET Universitário, que acontece entre os dias 22 e 24 de setembro. A palestra de abertura do evento será com o tema “Que Brasil é esse que construímos“, com Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (CUFA), Renato Meirelles, presidente do instituto Data Popular e Eduardo Lyra, jornalista eleito pelo Fórum Econômico Mundial como um dos 15 jovens brasileiros que podem melhorar o mundo. Lyra integrou a lista da Revista Forbes como um dos 30 jovens mais influentes do País, sendo o único da periferia. A palestra acontece a partir das 20h, no Centro de Eventos da PUCRS, e é aberta para a comunidade. Durante a palestra será lançado oficialmente, no Rio Grande do Sul, o livro “Um País Chamado Favela”, com sessão de autógrafo com os autores Celso Athayde e Renato Meirelles.

O evento terá ainda sessão especial do filme “Mercado de Notícias”, de Jorge Furtado, com a presença de Giba Assis Brasil e do jornalista da Globonews, Geneton Moares Neto. Para Fábian Chelkanoff Thier, coordenador do curso de Jornalismo da FAMECOS e um dos coordenadores do evento, o grande diferencial deste ano é o tema que será abordado. “Penso que o tema é bastante próprio pois vamos falar de Brasil, dos 50 anos da Ditadura Militar e tudo que aconteceu de lá pra cá. Como a comunicação foi importante nesse processo, como as coisas aconteceram, e como as pessoas construíram este país”, comenta. Na próxima segunda-feira (15/09) a faculdade divulga a lista de oficinas do evento.

No dia 23, às 9h30min, haverá uma palestra sobre “O Brasil na rua: da Ditadura até as manifestações de 2013“, e contará com Sônia Maria Haas, irmã do médico e militante do PC do B, João Carlos Haas Sobrinho, o Dr. Juca, que participou da Guerrilha do Araguaia e foi assassinado durante a repressão da Ditadura Militar. Nestes últimos 30 anos, Sônia foi uma das maiores ativistas pelas causas dos desaparecidos políticos e torturados pela Ditadura Militar no Brasil. Juntamente com ela estará o jornalista Luiz Cláudio Cunha, natural de Caxias do Sul, com destacada atuação no período militar. Entre seus trabalhos mais importantes está o caso conhecido como o Sequestro dos Uruguaios. Até 2013, integrou a Comissão Nacional da Verdade. Além deles estará presente também o advogado, fundador do Grupo Habeas Corpus e do Coletivo de Advogados do Rio de Janeiro, Luan Cordeiro, especialista em Direito de Família Diretor do IBDFAM Teresópolis/RJ. Cordeiro teve destacada atuação nas manifestações de 2013.  A partir das 20h, acontece a sessão especial do filme “Mercado de Notícias”.

No dia 24, último dia do SET Universitário, a partir das 9h30min está programada a conferência “A publicidade que o Brasil ama“, com o publicitário formado pela FAMECOS João Livi, Diretor Geral de Criação da Talent e  Melhor Diretor de Criação do Brasil no Prêmio Folha/Meio e Mensagem em 2007. Entre as suas criações estão as campanhas “Pergunta lá no Posto Ipiranga”, “Tem Net e tem tipo Net”, ” Rugby , Isso ainda vai ser grande no Brasil”, E “Upalalê, para Santander”. Também às 9h30min acontecerá a palestra “Comunicação inovadora, a chave de um bom relacionamento. O caso Ipiranga”, com Vânia Paes Barreto Marcondes, profissional com cerca de 20 anos de vivência em várias áreas, predominantemente em treinamento de marketing e vendas e desenvolvendo projeto. Ela coordena programas de incentivo e treinamento para públicos do Grupo Ipiranga, onde atua como Coordenadora de Programas de Incentivo e Relacionamento VIP, na Diretoria de Marketing e Varejo.

Para Fábian, por conta do tema e também do tipo de discussão que será feita, a expectativa do público é que seja maior que o do ano passado. “Traremos nomes que hoje estão à frente de canais de comunicação discutindo não só a notícia, mas a relevância e o papel do comunicador na construção de uma sociedade mais justa e melhor para o futuro”. Para mais informações acesse o site.

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org