Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
4 de dezembro de 2012

Famecos é destaque no 29º Prêmio Direitos Humanos

Por Eduardo Deconto

(Foto: Divulgação)

Seis alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS se destacaram na categoria acadêmica do 29º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. O primeiro lugar ficou com a reportagem Anjos sem asa, de Dimitria Prochnow, Felipe Martini e Lúcia Vieira. A matéria Índio quer mais que apito, de Gerson Raugust, e Filhos do Pelletier, de Sâmela Lauz, conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente. A reportagem Vidas sem banheiro, da estudante Débora Fogliatto, também ficou em terceiro lugar. A entrega do prêmio será realizada na próxima segunda-feira (10), às 20h, no Auditório da OAB.

O professor Vitor Necchi, coordenador do curso de Jornalismo da Famecos valoriza o desempenho dos estudantes no prêmio, um dos mais importantes e tradicionais do estado, e que gratifica os trabalhos de acordo com sua relevância social. “Saber que nossos alunos estão sendo reconhecidos mostra o comprometimento deles com a temática dos direitos humanos. É motivo de orgulho”, destaca.

O documentário Anjos sem asa, sob orientação dos professores Fábio Canatta, Ivone Maria Cassol e Marco Antônio Villalobos, foi produzido para o Editorial J, um dos núcleos do Espaço Experiência. O vídeo retrata os soldados que lutaram a favor de Leonel Brizola na Base Aérea de Canoas durante o Movimento da Legalidade e impediram que Porto Alegre fosse bombardeada. “Procuramos sair do lugar comum, com uma reportagem investigativa que mostra o lado B do movimento. Conquistar esse prêmio antes da formatura é muito gratificante”, afirma Martini.

As matérias Índio quer mais que apito e Filhos do Pelletier, produzidas por alunos da disciplina de Redação e Produção de Revista, ministrada pelos professores Flávia Campos de Quadro, Vitor Necchi e Luiz Adolfo Lino, também se destacaram, assim como a reportagem Vidas sem banheiro, publicada pelo Editorial J.

A Comissão Julgadora avaliou os trabalhos de acordo com cinco critérios: qualidade do texto ou da imagem, investigação original dos fatos, profundidade no tratamento da informação, abordagem de temas socialmente relevantes e valores éticos profissionais refletidos no trabalho. Além da categoria acadêmica, outras oito modalidades foram premiadas: rádio, televisão, imagem, reportagem, fotografia, crônica, online e especial.

O prêmio é oferecido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH),  pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Secretaria Regional Latino Americana da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação, Agricultura e Afins (UITA) e Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (ARFOC/RS).

Prêmio Sinepe

Além de dominar a categoria acadêmica do 29º Prêmio Direitos Humanos, a Famecos recebeu Prata na categoria Gestão de Comunicação do 10º Prêmio Destaque em Comunicação Sinepe. A entrega do certificado foi realizada na noite desta terça-feira (4), no teatro do prédio 40 da PUCRS.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org