Participantes da Rádio Fanática durante cobertura da Copa das Confederações, no primeiro semestre deste ano (Foto: Douglas Webber)
Depois do sucesso da cobertura da Copa das Confederações realizada pela Rádio Fanática no primeiro semestre deste ano, a iniciativa do Grupo RBS repete a parceria com a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS para ampliar o projeto durante a Copa do Mundo de 2014. Como o evento tem maior abrangência, a proposta para o Mundial apresenta novidades.
A primeira delas é a veiculação, que acontecerá não só na web, como também ocupará espaço no AM. A segunda é o idioma. Dependendo das seleções que vierem a Porto Alegre para o evento, a Rádio Fanática terá conteúdo bilíngue – inglês ou espanhol, ou os dois – além do português, claro. A terceira é um estúdio exclusivo, localizado próximo ao Parcão, denominado Bar dos Fanáticos.
Ohana Constante, aluna do quinto semestre de Jornalismo da Famecos, foi uma dos dez estudantes que participaram da primeira edição da Rádio Fanática, durante a Copa das Confederações. Segundo ela, que já havia trabalhado com rádio antes, nada se compara a esse projeto em especial e ao frio na barriga que o desafio provocava. “Tínhamos liberdade para criar quadros e entrevistar quem fosse necessário. Acredito que, para todos, apesar de ter sido só por 20 dias, a experiência vale para toda vida profissional e acrescenta muito no currículo”, diz a estudante. O resultado acabou sendo o mais positivo possível. Hoje, Ohana é estagiária da Rádio Gaúcha.
A Rádio Fanática faz parte de uma iniciativa do Grupo RBS, a Liga dos Fanáticos, e é um projeto que serve de modelo para outras propostas. “Com o sucesso da primeira edição, a expectativa para a que está por vir é muito alta. Tínhamos plena confiança nos alunos envolvidos e tenho certeza de que desta vez não será diferente”, afirma o jornalista Rafael Cechin, coordenador de Esportes da Rádio Gaúcha. Para o coordenador do curso de Jornalismo da Famecos, Fábian Chelkanoff, fazer parte da Rádio Fanática, para os alunos, é uma experiência fantástica. “Poder, no meio do curso, participar de um projeto como este é a prova de que se está no caminho certo. É uma parceria que só engrandece o curso”, avalia.
Para participar da Rádio Fanática, é preciso estar matriculado no curso de Jornalismo da Famecos e ter registro de radialista em vigor. Mais informações estarão disponíveis aqui no portal Eu Sou Famecos próximo ao início da seleção, em março de 2014.