Com o início das atividades de 2014 na última segunda-feira, a Famecos retoma o projeto “Leia e passe adiante”. Criado em 2007 pelos professores Fábian Chelkanoff Their, Neka Machado e Vitor Necchi, a ideia foi desenvolvida com o intuito de estimular a leitura, por meio de doações de livros que não são mais utilizados. No último semestre de 2013 foram arrecadados cerca de 150 livros, os quais recebem um selo do projeto para ficarem à disposição de todos os alunos.
A iniciativa atrai leitores de todos os estilos. São arrecadadas desde histórias infantis, que acabam sendo doadas para escolas públicas, revistas e até teses. “Mesmo títulos que aparentemente não interessam tanto, sempre irão ajudar alguém, uma escola, uma creche”, afirma a professora Neka.
A estante está localizada no saguão da Famecos. As doações podem ser feitas no Núcleo de Eventos do Espaço Experiência, sala 101 do prédio 7, das 14h às 18h, durante todo o ano letivo. Diferente de uma biblioteca, não existem prazos de devolução e, consequentemente, nem multas por atraso. “A ideia do projeto é a autogestão. A gente não fica cuidando quem pega, quem deixa os livros. Deixamos os alunos como responsáveis”, acrescenta Neka.