Roteiro adaptado de Dom Quixote retrata um mundo pós-apocalíptico sem eletricidade (Foto: Divulgação)
Orgulho e empolgação. Foi nesse clima que aconteceu a exibição do curta-metragem Em busca de Gigantes, no auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O roteiro, adaptado de Dom Quixote, venceu o 1˚ Prêmio de Curta-Metragem – Filmando Cervantes 2016, uma parceria do Consulado Geral da Espanha com o Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (Teccine) da Universidade.
Dirigido por Júlia Cazarré, aluna do Teccine, o filme retrata duas meninas que saem em busca de aventuras, em um mundo pós-apocalíptico. “Quando eu soube do edital, senti uma obrigação em participar, principalmente pelo fato de ter lido Dom Quixote quando pequena”, diz Júlia. Ela afirma que deixou para fazer a inscrição só no último fim de semana do prazo, após revelar suas ideias de roteiro para colegas que a incentivaram. “Nós não estávamos muito crentes de que esse seria o roteiro selecionado, por ser a primeira filmagem com disponibilidade de orçamento e que seria gravada fora da PUCRS. Quando ganhamos, tomamos um susto!”, explica.
O produtor executivo, Alberto Goldim, destaca que foi uma realização independente e desafiadora. “Quando recebemos a notícia que ganhamos, tivemos muito medo. Tínhamos um mês para toda a produção e organização da verba disponibilizada, que foi utilizada para transporte, serviço de segurança, alimentação, diárias em Osório e até eletricista. Era um projeto muito grande, que deu muito certo”, ressalta, orgulhoso.
Josefa Losada, responsável pela direção de arte, explica que tinha viagem marcada nas datas em que seriam realizadas as gravações. “Quando a Júlia me disse que ganharam o edital eu não pude recusar participar, mesmo com viagem marcada. Eu disse ‘então vamos’, e fomos”. Ela diz ter sido uma experiência muito válida, que contribuiu para o crescimento profissional. “Muita coisa deu errado, inclusive a Júlia ficou doente. Eu tive que fazer o papel da Tia Rita e fiquei feliz com o meu desempenho. Conseguimos fazer, no fim, uma bela produção”, relata.