O monitoramento nas redes sociais é uma das principais estratégias utilizadas pelas marcas para medir seu desempenho no mercado. Da necessidade de uma ferramenta eficiente e acessível no Brasil, surgiu o Sentimonitor. Idealizado por Hugo Pinto, o sistema auxilia os usuários na compreensão da sua reputação na web. Neste mês, os desenvolvedores estabeleceram uma parceria com a Faculdade de Comuniação Social (Famecos) da PUCRS, e a plataforma passou integrar a rotina de trabalho do Espaço Experiência.
Inglaterra, Estados Unidos e Países Baixos. Foi do trabalho no exterior que o arquiteto do Sentimonitor imaginou a possibilidade de produzir uma alternativa brasileira para a monitorar as manifestações nas redes sociais. Em 2009, desenvolveu o protótipo e, em 2010, estruturou a empresa com o apoio de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No ano seguinte, o administrador Alexandre Abu-Jamra passou a integrar a equipe e fundou com Hugo Pinto a Artificial Intelligence Engineers.
Para a dupla, o diferencial do Sentimonitor está no entendimento de que cada site tem comportamentos diferentes. O conceito envolve deixar a critério do usuário as definições sobre o nível de relevância das informações. “Precisamos respeitar. Cada rede tem sua métrica”, comenta Abu-Jamra.
Facebook, sites do Google, jornais, Twitter, Tumblr, WordPress e Youtube. As 24 horas de monitoramento em diversos sites também oferecem a possibilidade de comparação com a concorrência. Sobre a utilização do Sentimonitor pela faculdade, Hugo Pinto ressalta a importância de um feedback qualificado e o contato com o mercado de trabalho do futuro. A parceria permitirá um maior aprofundamento das análises já realizadas pelo Núcleo de Assessoria do Espaço Experiência.
Assista a entrevista com Hugo Pinto: