Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS
12 de dezembro de 2016

Famecos ganha prêmio Direitos Humanos

Na noite desta segunda-feira Agência J de Reportagem recebe homenagem especial
Por Agência J de Reportagens
(Foto: Luísa Zelmanowicz)

Agência J atende alunos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado (Foto: Luísa Zelmanowicz)

O Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da PUCRS recebe na noite dessa segunda-feira, dia 12, duas distinções no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo: o primeiro lugar na categoria Universitário com o trabalho Jango: Quando o coração é maior que o peito, dos estudantes Vinicius Spengler, Camila Lara e Gilson Crippa Júnior, e uma homenagem especial para a Agência J de Reportagem pela sua criação e trabalho diário neste ano de 2016 focado no tema Direitos Humanos. A solenidade de premiação acontece às 20h, no auditório OAB/RS.

Criada em 2016, a Agência tem o objetivo de suprir a demanda de alunos do curso de Jornalismo matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado, além de divulgar os trabalhos feitos pelos estudantes. Coordenada pelos professores Fábio Canatta e Juan Domingues, o conteúdo é distribuído gratuitamente através de um newsletter semanal para mais de 90 assinantes. Este ano, cerca de 50 alunos passaram pela disciplina, e a Agência publicou 44 trabalhos no site do Editorial J, laboratório de Jornalismo da Faculdade.

Para o coordenador do curso de Jornalismo da Famecos, Fábian Chelkanoff, no momento que o nome do aluno e seu trabalho são divulgados, a faculdade está oferecendo visibilidade para o mercado. “O fato relevante do trabalho é que transformamos o tema direitos humanos em nossa rotina. Sua violação está em muitas situações da vida cotidiana”. Para Fábio Canatta, isso oferece para o aluno o contato com uma situação nova e enriquecedora. “Ter experiência com histórias de vidas diversas, com pessoas que tiveram direitos básicos violados e que embora seja tão raiz do jornalismo, às vezes acabamos nos afastando um pouco”, comenta.

Em março de 2016, o fundador do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke, ministrou uma palestra para a primeira turma de alunos da Agência. Ele acredita que, na agência, os alunos convivem com o pensamento de que aquilo não está sendo pautado na grande imprensa, mas que, no futuro, eles podem alterar isso. “Nós temos uma melhoria na formação do jornalista, porque lá no mundo acadêmico ele vai tocar nesse tema. Isso o acompanhará na vida profissional”, afirma.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org