Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
4 de maio de 2015

Famecos integra associação internacional que estuda o futuro das mídias

Professor Eduardo Pellanda é o representante da faculdade no GAMI Advisory Board
Por Rafael Timm
Foto: Helena Rocha

Foto: Helena Rocha

Futuro das mídias no mercado jornalísticos. Esse é o objeto de estudos e debates do 67th World News Media Congress, evento promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), e que ocorre entre os dias 1 e 3 de junho, em Washington DC. A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, a partir deste ano, faz parte do grupo de integrantes e parceiros da Associação, e será representada pelo professor Eduardo Pellanda no seleto grupo de jornalistas do mundo. O coordenador do Curso de Jornalismo Fábian Chelkanoff e o professor André Pase também participarão do congresso. A PUCRS é a única universidade do Brasil parceira da instituição.

“Precisamos estar sempre na vanguarda da discussão sobre o futuro das mídias e nada melhor do que esta Associação. Vamos usar isso tanto para as pesquisas como para melhorar os currículos da graduação”, destaca Pellanda. A WAN-IFRA reúne mais de 18 mil publicações, 15 mil sites on-line e mais de três mil empresas espalhadas por mais de 120 países. A Famecos será integrante do GAMI Advisory Board, que é a aliança global para discutir a mídia. “A ideia é promover vários debates e criar uma plataforma de comunicação para entender a inovação na mídia”.

A Famecos é uma das seis entidades acadêmicas mundiais parceiras do Congresso. Pellanda é coordenador do Ubilab, que é um laboratório da faculdade responsável por pesquisar o ambiente além dos computadores convencionais, como os celulares e os aparelhos Wearables (Google Glass, Apple Watch). No evento, o professor participará de um workshop sobre Wearables. O convite para a participação da universidade na WAN-IFRA surgiu a partir da apresentação de Pellanda no congresso do ano passado sobre o projeto produzido para a RBS no Ubilab.

A participação da Famecos na associação é considerada como uma honra e uma responsabilidade muito grande, pelo coordenador do Curso de Jornalismo da Famecos, Fábian Chelkanoff. “Fazer parte é muito importante, pois será estruturada e pensada a forma como o jornalismo será tratado daqui adiante”, analisa Chelkanoff. A relação do mercado de trabalho com a universidade é cada vez melhor, ressalta o coordenador. “Estamos cada vez mais próximos”.

O jornal impresso, para Pellanda, tem espaço no futuro das mídias. Segundo ele, a mídia impressa deve continuar existindo, mas para públicos específicos, como o jornalismo popular ou em países emergentes. “A lógica é que não tem sentido imprimir a informação que já estará obsoleta e nada interativa”, questiona.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org