A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS lança oficialmente o 25º SET Universitário, maior evento de Comunicação para a graduação do Brasil, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de setembro. Este ano, as conferências e oficinas integram o tema Limites ampliados: pense, conecte-se e compartilhe. As inscrições para a Mostra Competitiva estão abertas no site e vão até 10 de agosto. Os primeiros palestrantes divulgados são os criadores e apresentadores do programa do Multishow Não Conta Lá em Casa.
Criado em 1988, o SET Universitário estimula a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Produção Audiovisual, Cinema e Vídeo. Entre as novidades da edição deste ano, estão a palestra de encerramento, a estreia de um troféu fixo para a Mostra Competitiva e a vinda de referências de fora do Brasil. Quase todos os trabalhos poderão ser enviados online.
Ousar na forma de fazer Comunicação é normal para os conferencistas do SET. Na 25ª edição, virão pessoas para falar da ampliação de limites, de um mundo que é muito mais vasto do que já foi. Entre elas, estão os criadores e apresentadores do Não Conta, como foi apelidado o programa em que quatro cariocas viajam para lugares atualmente “em conflito” e registram seus pontos de vista com uma câmera. “Eles são determinantes dentro deste processo de expansão e de constante renovação”, ressalta o professor da Famecos Fábian Chelkanoff, um dos coordenadores do SET.
Leandro Campos, André Fran, Felipe Ufo e Bruno Pesca encontraram um formato original, que mistura reality show, Jornalismo e documentário. “O programa surgiu de um sonho de infância e é totalmente autônomo, mostramos a verdade que descobrimos”, conta André Fran.
O primeiro documentário foi gravado por eles despretenciosamente em 2004, na Indonésia, e dois anos depois lançado de forma independente em um cinema do Rio de Janeiro. Um tempo depois, o SporTV e o Canal Brasil reprisaram o filme. O projeto fixo foi apresentado ao Multishow e aprovado em 2009. “Adequamos nossas ideias malucas para a TV e deu certo. Se você não acreditar no seu projeto, quem vai acreditar?”, incentiva Fran. Em seu blog, ele conta um pouco das experiências em lugares como Chernobyl, Haiti e Japão.
Em conversa por Skype com o Espaço Experiência, Fran mandou um recado para quem vai participar do 25º SET.