Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
12 de maio de 2016

Famecos lança agência universitária de notícias

Agência J de Reportagem começa a veicular matérias, exclusivamente sobre Direitos Humanos, a partir do dia 16 de maio
Por Nicolle Timm
Foto: Luísa Zelmanowicz

Material produzido pelos estudantes poderá ser reproduzido por qualquer veículo de comunicação profissional ou universitário (Foto: Luísa Zelmanowicz)

Na próxima segunda-feira (16), a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS lança um novo espaço para a produção de conteúdo de seus estudantes de jornalismo. A Agência J de Reportagem, coordenada pelos professores da Famecos Fabio Canatta e Juan Domingues, integra a disciplina de Estágio Supervisionado, do 5º semestre, onde os alunos que estão matriculados e não realizam estágio fora da Faculdade têm a oportunidade de vivenciar as atividades da profissão em uma experiência de redação. A Agência J de Reportagem vai disponibilizar reportagens com foto no tema Direitos Humanos, e seu material poderá ser reproduzido por qualquer veículo de comunicação profissional ou universitário, desde que citada a fonte de origem.

A agência foi criada devido às novas diretrizes curriculares de Jornalismo, homologadas pelo Ministério da Educação (MEC) em 2013. Semanalmente, nas segundas-feiras, a agência vai distribuir reportagens através de newsletter para jornais impressos e sites do interior do estado e do centro do país que estão cadastrados em um mailing.

As reportagens abordarão a temática Direitos Humanos sob uma perspectiva regional, embora as abordagens sejam, muitas vezes, comuns à realidade de outros estados brasileiros. A preocupação inicial era não impactar o mercado, uma vez que a distribuição do conteúdo será feita gratuitamente. Apesar do assunto também ser abordado por outras agências e jornalistas, o professor Fabio Canatta afirma que não existe nenhum veículo que trate exclusivamente disso. O segundo fator foram os estudantes, que vão produzir matérias abordando um tema que pode colaborar não só com a sua formação jornalística, mas como cidadãos.

Para Canatta, o mais importante é a experiência dos alunos na produção de reportagens. A visibilidade do conteúdo produzido, segundo o professor, é um diferencial da agência. “Ter contato com os leitores, ver a publicação em veículos e a circulação num âmbito profissional, não exclusivamente acadêmico, mas com a supervisão de professores. A visibilidade é a chave de ouro”.

Para receber semanalmente as reportagens da agência, é preciso assinar a newsletter  http://eepurl.com/bYnePr

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org