O artigo “A comunicação invisível dos portais: reflexão e prática”, realizado por Bruna Altafini e Gabrielli Tiburi, alunas de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, foi aceito no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), reúne anualmente pesquisadores de todo o país.
Dentre as atividades do congresso, existe o Intercom Júnior, no qual estudantes de graduação têm a possibilidade de submeter seus trabalhos e apresentá-los. É o caso das estudantes, bolsistas de iniciação científica do Espaço Experiência da Famecos, cujo trabalho foi aceito na categoria Comunicação Multimídia.
O artigo é voltado para a usabilidade em portais online, e o Eu Sou Famecos, site da faculdade, é utilizado como exemplo. Quando Bruna e Gabrielli aderiram ao projeto como voluntárias, em 2010, as então bolsistas Daiane Caterine Greif e Bruna Richter já estavam trabalhando em um relatório que analisava o portal da faculdade no âmbito da usabilidade.
Em 2011, quando passaram a ser bolsistas, as estudantes começaram a desenvolver o artigo baseando-se na anáise do relatório, para que o enfoque passasse a ser portais online em geral, não apenas o da Famecos. “A ideia é o foco na acessibilidade, no sentido de que todas as pessoas, independentemente de seu nível de conhecimentos em relação à internet consigam navegar pelos portais”, explica Gabrielli. As alunas da Famecos utilizaram análises do portal, entrevistas em profundidade e muita pesquisa para realizar o artigo, que será apresentado em Pernambuco entre os dias 2 e 6 de setembro, durante o Congresso.