Quem tem medo da pesquisa empírica? Para debaterer esse tema, professores, estudantes e profissionais de comunicação do país estiveram presentes em Recife para o 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom.
Este ano, a sede do evento foi a Universidade Católica de Recife, a Unicap. O congresso contou com a participação de muitos professores e alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Entre eles, o professor Antônio Holhfeldt, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que em uma de suas apresentações nos grupos de trabalho (GTs) falou sobre o Nupecc (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Comunicação) o qual disponibiliza, em seu portal, um grande acervo de impressos digitalizados para consulta.
O Intercom, além dos GTs, tem espaço reservado aos alunos de graduação: o Intercom Jr. Não é preciso fazer parte de programas de iniciação científica para inscrever trabalhos, os quais podem ser enviados diretamente pelos estudantes. De acordo com a aluna Bruna Altafini, bolsista de iniciação científica e estudante de Publicidade e Propaganda da Famecos “essa foi uma experiência ímpar e um bom começo na área da pesquisa acadêmica”. A aluna reconhece, e destaca como fundamental, o incentivo e a participação de sua orientadora de pesquisa, professora Silvana Sandini.
Além do Intercom Jr, outra opção para alunos de graduação é o Expocom, uma mostra competitiva de trabalhos indicados pelas Instituições de ensino e que concorrem regional e nacionalmente. A programação também contou com oficinas e minicursos. O aluno de Relações Públicas da Famecos, Adriano Molski, participou da oficina de Game Design. Para ele, o mais interessante foi assistir a inserção de propagandas e marcas nos games, como o Gran Turismo.
Em homenagem aos 100 anos de McLuhan, o congresso teve o ciclo de palestras “A Galáxia de Mcluhan” que trouxe palestrantes de diversos países como Espanha, Canadá e México. Outras palestras também contaram com a presença de grandes nomes da comunicação como Michel Maffesoli (IUF), Margarida Kunsch (USP).
“Participar de congressos como o Intercom nos dá oportunidade de conhecer outros autores e outras pesquisas”, afirma o pesquisador de comunicação audiovisual e professor da Famecos, Roberto Tietzmann.
O congresso da Intercom em 2012 acontecerá na Unifor, Universidade de Fortaleza. Ainda não há data confirmada.