JORNALISMO
30 de maio de 2012
Famecos participa de encontro promovido pela ARI
Por Marcos Westermann

(Foto: Divulgação)
Entre esta quinta-feira (31) e 6 de junho, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) promove a Semana Hipólito da Costa. As atividades debatem censura, tecnologias na comunicação, questões relacionadas à imprensa e divulgam o lançamento do documentário em homenagem ao editor do primeiro jornal brasileiro – Correio Braziliense. Na segunda-feira (4), às 10h, a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebe o painel Quando a imprensa é o alvo. Celso Schröder, professor da Famecos e presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Vilson Romero, do Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da ARI e do blog Tambor da Aldeia, e o repórter Cid Martins, da Rádio Gaúcha, compõem a mesa.
Segundo o vice-presidente da ARI e professor da Famecos, Luiz Adolfo Lino de Souza, a discussão tratará questões de violência no cotidiano do profissional. “Vai abordar riscos no trabalho com jornalismo de política, por exemplo, e outros ligados ao exercício da profissão, como sequestros”, adianta Luiz Adolfo.
Nesta quinta-feira, a iniciativa começa com uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado à imprensa. Na sexta-feira (1º) haverá a exibição do documentário Vida e obra de Hipólito José da Costa, no Museu da Comunicação. A editora do Caderno ZH Digital, Barbara Nickel, o jornalista Júlio Ribeiro e o editor do Diário Gaúcho Alexandre Bach estão entre algumas das atrações da Semana Hipólito da Costa.
As atividades terão entrada franca e não necessitam de inscrições prévias. Mais informações no site da ARI ou pelos telefones (51) 3211-1555 e 3224-2237.