O jornalista e professor Claudio Gularte Candiota faleceu nesta quarta-feira (24) aos 90 anos. Candiota foi o primeiro diretor da Escola de Jornalismo da Faculdade de Comunicação (Famecos) da PUCRS em 1964, quando foi instalado o primeiro curso de jornalismo do Sul do país e o terceiro do Brasil.
Claudio Candiota foi repórter e diretor do jornal A Razão, de Santa Maria e correspondente da revista O Cruzeiro. Foi autor da matéria sobre a incrível história do peão que laçou um avião numa rica fazenda de Santa Maria, publicada pela revista O Cruzeiro, em 23 de fevereiro de 1952. A matéria foi publicada na revista Time e em vários países.
Atuante em diversos segmentos, Candiota também foi diretor do Banco de Expansão Econômica e do Banco da Bahia. Foi membro do Conselho Monetário Nacional, fundador da Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul, foi eleito Diretor Secretário da Associação na Gestão de João Corrêa da Costa Ribeiro. Em 1970, assumiu a presidência da entidade, exercendo o cargo por dois períodos. Foi assessor do Ministério da Justiça na gestão do Ministro Paulo Brossard. Atuou também na diretoria do Banco Meridional até a privatização.