Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
25 de outubro de 2012

Famecos perde seu primeiro diretor

Por Maria Polo

(Foto: PUCRS/ASCOM/Arquivo Fotográfico)

O jornalista e professor Claudio Gularte Candiota faleceu nesta quarta-feira (24) aos 90 anos. Candiota foi o primeiro diretor da Escola de Jornalismo da Faculdade de Comunicação (Famecos) da PUCRS em 1964, quando foi instalado o primeiro curso de jornalismo do Sul do país e o terceiro do Brasil.

Claudio Candiota foi repórter e diretor do jornal A Razão, de Santa Maria e correspondente da revista O Cruzeiro. Foi autor da matéria sobre a incrível história do peão que laçou um avião numa rica fazenda de Santa Maria, publicada pela revista O Cruzeiro, em 23 de fevereiro de 1952. A matéria foi publicada na revista Time e em vários países.

Atuante em diversos segmentos, Candiota também foi diretor do Banco de Expansão Econômica e do Banco da Bahia. Foi membro do Conselho Monetário Nacional, fundador da Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul, foi eleito Diretor Secretário da Associação na Gestão de João Corrêa da Costa Ribeiro. Em 1970, assumiu a presidência da entidade, exercendo o cargo por dois períodos. Foi assessor do Ministério da Justiça na gestão do Ministro Paulo Brossard. Atuou também na diretoria do Banco Meridional até a privatização.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org