Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
27 de junho de 2016

Famecos promove ato em defesa do jornalismo livre

Ação ocorre nesta terça-feira (28), às 19h, no saguão da Faculdade
Por Nicolle Timm
(Foto: Ramiro Furquim/Jornal Já)

Jornalista Matheus Chaparini foi preso enquanto fazia a cobertura da desocupação do prédio da Secretaria da Fazenda (Foto: Ramiro Furquim/Jornal Já)

Com o objetivo de unir jornalistas, entidades e academia, o curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS promove nesta terça-feira (28), às 19h, um ato em defesa do exercício livre da profissão, para o qual foram convidados entidades de classe estaduais, nacionais e internacionais, e os coordenadores de outros cursos de Jornalismo de Porto Alegre. O ato acontecerá no saguão da Famecos e vai lembrar o caso do Jornalista Matheus Chaparini, do Jornal JÁ, preso com estudantes no dia 15 de junho durante a desocupação do prédio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), no Centro de Porto Alegre.

Fábian Chelkanoff, coordenador do curso de Jornalismo da Famecos, afirma que a importância do ato é mostrar que sempre deve ser feita uma defesa do jornalismo livre e que não se pode aceitar que o trabalho de um profissional seja cerceado por qualquer tipo de situação. “Obviamente, temos regras e situações em que temos que cumprir e vamos cumprir, mas o jornalismo é livre. No momento em que ele perde essa liberdade, tudo se compromete. A sociedade, infelizmente, corre risco quando isso acontece. Nós vamos gritar desde a universidade para que os alunos aprendam dessa maneira, para que o mercado esteja conosco e todos juntos, com a sociedade, mostremos com muita clareza que jornalismo é livre. Responsável e livre”.

Entre as presenças confirmadas no evento estão Celso Augusto Schröder, presidente Federación de Periodistas de América Latina y el Caribe (FEPALC) e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e professor da Famecos/PUCRS, João Batista de Melo Filho, presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Milton Simas Junior, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul (SINDIJOR-RS), Elmar Bones da Costa, editor chefe do Jornal JÁ, Matheus Chaparini, jornalista do Jornal JÁ, Juremir Machado da Silva, jornalista do Grupo Record e professor da Famecos/PUCRS, Luiz Antônio Araújo, jornalista do Grupo RBS e professor da Famecos/PUCRS e a diretoria do Centro Acadêmico Arlindo Pasqualini (CAAP) da Famecos.

 

ENTENDA O CASO

Matheus Chaparini, jornalista do Jornal JÁ, e o cinegrafista Kevin Darc foram presos com estudantes na manhã de quarta-feira (15), durante a desocupação do prédio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), no Centro de Porto Alegre. Mesmo depois de se identificar, o jornalista, que estava cobrindo a ocupação do prédio, foi encaminhado para o Presídio Central. Chaparini e Darc foram liberados depois de 14 horas de detenção. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) emitiu na quarta-feira (15) nota de repúdio ao ocorrido. “A prisão de um jornalista durante o exercício profissional mostra o tratamento que é dispensado a quem busca, através de seu trabalho, informar a população, em uma tentativa de inibir a atuação da imprensa na cobertura e esclarecimento dos fatos”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org