Jornalista Matheus Chaparini foi preso enquanto fazia a cobertura da desocupação do prédio da Secretaria da Fazenda (Foto: Ramiro Furquim/Jornal Já)
Com o objetivo de unir jornalistas, entidades e academia, o curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS promove nesta terça-feira (28), às 19h, um ato em defesa do exercício livre da profissão, para o qual foram convidados entidades de classe estaduais, nacionais e internacionais, e os coordenadores de outros cursos de Jornalismo de Porto Alegre. O ato acontecerá no saguão da Famecos e vai lembrar o caso do Jornalista Matheus Chaparini, do Jornal JÁ, preso com estudantes no dia 15 de junho durante a desocupação do prédio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), no Centro de Porto Alegre.
Fábian Chelkanoff, coordenador do curso de Jornalismo da Famecos, afirma que a importância do ato é mostrar que sempre deve ser feita uma defesa do jornalismo livre e que não se pode aceitar que o trabalho de um profissional seja cerceado por qualquer tipo de situação. “Obviamente, temos regras e situações em que temos que cumprir e vamos cumprir, mas o jornalismo é livre. No momento em que ele perde essa liberdade, tudo se compromete. A sociedade, infelizmente, corre risco quando isso acontece. Nós vamos gritar desde a universidade para que os alunos aprendam dessa maneira, para que o mercado esteja conosco e todos juntos, com a sociedade, mostremos com muita clareza que jornalismo é livre. Responsável e livre”.
Entre as presenças confirmadas no evento estão Celso Augusto Schröder, presidente Federación de Periodistas de América Latina y el Caribe (FEPALC) e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e professor da Famecos/PUCRS, João Batista de Melo Filho, presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Milton Simas Junior, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul (SINDIJOR-RS), Elmar Bones da Costa, editor chefe do Jornal JÁ, Matheus Chaparini, jornalista do Jornal JÁ, Juremir Machado da Silva, jornalista do Grupo Record e professor da Famecos/PUCRS, Luiz Antônio Araújo, jornalista do Grupo RBS e professor da Famecos/PUCRS e a diretoria do Centro Acadêmico Arlindo Pasqualini (CAAP) da Famecos.
ENTENDA O CASO
Matheus Chaparini, jornalista do Jornal JÁ, e o cinegrafista Kevin Darc foram presos com estudantes na manhã de quarta-feira (15), durante a desocupação do prédio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), no Centro de Porto Alegre. Mesmo depois de se identificar, o jornalista, que estava cobrindo a ocupação do prédio, foi encaminhado para o Presídio Central. Chaparini e Darc foram liberados depois de 14 horas de detenção. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) emitiu na quarta-feira (15) nota de repúdio ao ocorrido. “A prisão de um jornalista durante o exercício profissional mostra o tratamento que é dispensado a quem busca, através de seu trabalho, informar a população, em uma tentativa de inibir a atuação da imprensa na cobertura e esclarecimento dos fatos”.