Na terça-feira (17), a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS sediou uma aula aberta sobre O jornalismo literário em Português e na Europa, com a participação de Alice Trindade e Isabel Soares, pesquisadoras da Universidade de Lisboa. O evento, com início às 20h, contou com a mediação do professor de Jornalismo da Famecos e membro da Associação Internacional de Estudos em Jornalismo Literário (IALJS), Juan Domingues. “O jornalismo literário é uma narração. Sendo assim, a aula é uma narrativa cronológica do tema”, comenta Isabel ao iniciar o debate.
Com o título Começos: o Primeiro Jornalismo Literário, a pesquisadora Isabel apresentou a origem do termo. Ao longo da sua fala, ela abordou o New Journalism, escrito principalmente em inglês sobre a vida nas cidades, e o Novo Jornalismo Português, que surgiu no século XIX e tinha o objetivo de denunciar problemas sociais, políticos e econômicos da sociedade portuguesa contemporânea. Acrescentou também que os praticantes desse último modelo eram diplomatas, romancistas, jornalistas freelancers e literatos. “Esse tipo de jornalismo presume imersão”, ressalta.
Como forma de aprofundar o conteúdo, Isabel comentou sobre o jornal “As farpas” formado por Eça de Queirós e Ramalha Ortigão e destacou trabalhos de Batalha Reis e Oliveira Martins. A professora também citou veículos pioneiros de publicação dessa narrativa, como O Repórter e A Actualidade, de Portugal, e A Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, do Brasil. Ao finalizar, a pesquisadora falou sobre o tópico A Londres dos jornalistas literários portugueses e comparou temas abordados por autores antigos com escritores atuais, destacando Pedro Coelho e Rosa Brava.
Já Alice Trindade, primeira presidente mulher da Associação, conduziu sua participação na aula comparando duas obras contemporâneas, Agora e na hora da nossa morte e Os jiadistas portugueses. Tópicos e técnicas, o processo de pesquisa e radicalização, e diferentes perspectivas serviram como base para a apresentação dos livros pela docente. De acordo com ela, o jornalismo literário é dilatado e não há voz única.
A vinda das professoras Alice e Isabel à Famecos é uma extensão das atividades da 11ª Conferência da Associação Internacional de Estudos em Jornalismo Literário (IALJS). O evento, que ocorre pela primeira vez no hemisfério sul, acontece no Centro de Eventos da PUCRS, de 19 a 21 de maio.