Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
18 de maio de 2016

Famecos promove aula aberta com professoras de Portugal

Alice Trindade e Isabel Soares guiam atividades sobre jornalismo literário
Por Júlia Bueno
(Foto: Luisa Zelmanowicz)

O professor Juan Domingues foi o mediador da aula (Foto: Luisa Zelmanowicz)

Na terça-feira (17), a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS sediou uma aula aberta sobre O jornalismo literário em Português e na Europa, com a participação de Alice Trindade e Isabel Soares, pesquisadoras da Universidade de Lisboa. O evento, com início às 20h, contou com a mediação do professor de Jornalismo da Famecos e membro da Associação Internacional de Estudos em Jornalismo Literário (IALJS), Juan Domingues. “O jornalismo literário é uma narração. Sendo assim, a aula é uma narrativa cronológica do tema”, comenta Isabel ao iniciar o debate.

Com o título Começos: o Primeiro Jornalismo Literário, a pesquisadora Isabel apresentou a origem do termo. Ao longo da sua fala, ela abordou o New Journalism, escrito principalmente em inglês sobre a vida nas cidades, e o Novo Jornalismo Português, que surgiu no século XIX e tinha o objetivo de denunciar problemas sociais, políticos e econômicos da sociedade portuguesa contemporânea. Acrescentou também que os praticantes desse último modelo eram diplomatas, romancistas, jornalistas freelancers e literatos. ”Esse tipo de jornalismo presume imersão”, ressalta.

Como forma de aprofundar o conteúdo, Isabel comentou sobre o jornal “As farpas” formado por Eça de Queirós e Ramalha Ortigão e destacou trabalhos de Batalha Reis e Oliveira Martins. A professora também citou veículos pioneiros de publicação dessa narrativa, como O Repórter e A Actualidade, de Portugal, e A Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, do Brasil. Ao finalizar, a pesquisadora falou sobre o tópico A Londres dos jornalistas literários portugueses e comparou temas abordados por autores antigos com escritores atuais, destacando Pedro Coelho e Rosa Brava.

Já Alice Trindade, primeira presidente mulher da Associação, conduziu sua participação na aula comparando duas obras contemporâneas, Agora e na hora da nossa morte e Os jiadistas portugueses. Tópicos e técnicas, o processo de pesquisa e radicalização, e diferentes perspectivas serviram como base para a apresentação dos livros pela docente. De acordo com ela, o jornalismo literário é dilatado e não há voz única.

A vinda das professoras Alice e Isabel à Famecos é uma extensão das atividades da 11ª Conferência da Associação Internacional de Estudos em Jornalismo Literário (IALJS). O evento, que ocorre pela primeira vez no hemisfério sul, acontece no Centro de Eventos da PUCRS, de 19 a 21 de maio.

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org