Na próxima terça-feira (31), ocorre a discussão sobre Ponto Zero, o primeiro longa-metragem de José Pedro Goulart, no Auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), às 19h30min. A nova obra do diretor gaúcho aborda a passagem da adolescência para a vida adulta de um menino de 14 anos, chamado Ênio (Sandro Aliprandini), que tenta superar traumas da infância e suprir a constante ausência do pai. O cineasta também é conhecido pelos curtas O Dia em que Dorival Encarou a Guarda e O Pulso.
Fabiano Grendene de Souza, professor da Famecos e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (TECCINE), atua como mediador da conversa, que terá a presença do diretor do e do protagonista do filme, além da produtora e também docente da Famecos, Aletéia Selonk.
Essa é a primeira vez que Aletéia e Goulart trabalham juntos. “Foi uma experiência colaborativa muito rica e desafiante. O Zé Pedro exige muita participação de toda a equipe e discute suas ideias com profundidade”, declara Aletéia. A professora também relatou a importância da presença dos alunos no encontro. “Acredito que temos que estimular o acesso ao longa-metragem para que o debate seja mais interessante e obtenha o seu melhor resultado”, constata.
As diplomadas pelo TECCINE, Clarissa Milford e Ruana Nunes, trabalharam na produção do filme como assistentes de produção executiva e de direção, respectivamente. Marília Garske, graduada pelo mesmo curso superior, atuou como diretora de produção.
Após 7 anos de trabalho e produção do filme, a pré-estreia de Ponto Zero aconteceu na última segunda-feira para os convidados do diretor José Pedro, no shopping Bourbon Country, às 20h30min. A estreia nos cinemas e salas do Rio Grande do Sul ocorre na quinta-feira (26) e, posteriormente, o longa-metragem poderá ser visto em outras capitais como Distrito Federal (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O trailer pode ser conferido no YouTube.