Alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Famecos participam do Casamento Coletivo (Foto: Felipe Dalla Valle)
Nem a chuva atrapalhou o Casamento Coletivo, evento promovido pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS na noite da última quinta-feira, dia 25 de novembro. Os 120 alunos inscritos do curso de Publicidade encontraram-se com representantes de nove agências publicitárias para tentar um amor à primeira entrevista. Seguindo o estilo do quick dating americano, os estudantes tiveram dois minutos com cada agência para mostrar seu potencial. “A iniciativa de aproximar estudantes e mercado é fundamental”, comenta o publicitário Nei Ferrari Filho, da agência convidada Escala. “Na minha época de estudante, não havia este contato”.
A proposta era que houvesse um encontro entre alunos e profissionais que proporcionasse uma possível contratação de estágio. A partir desta premissa, o Núcleo de Criação do Espaço Experiência – agência de comunicação da Famecos – criou a alusão ao casamento, como forma de promover o evento. Três tendas foram montadas em frente ao Prédio 7 da PUCRS para abrigar as três áreas de atuação publicitária compreendidas pelo Casamento: criação, atendimento e mídia. Após uma concentração no auditório da Famecos para receber as devidas instruções, os alunos foram conduzidos para suas determinadas tendas por um casal de noivos a caráter.
Terminados os dois minutos de conversa entre aluno e agenciador, um sino sinalizava a troca de mesa. Assim, os estudantes percorreram mesas com representantes de todas as agências. A movimentação atraiu o olhar dos curiosos, que paravam sob a chuva para observar. Depois da primeira rodada de conversa, os profissionais escolheram alunos nos quais identificaram um maior potencial para uma nova rodada de entrevistas. O evento rendeu trocas de telefones, e-mails, cartões e experiências. Ao final do processo algumas agências convidaram alguns participantes para uma conversa mais conclusiva, em um outro dia.
“O Casamento Coletivo superou todas as expectativas”, diz Zeca Honorato, vice-presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), um dos representantes da agência Ama e um dos idealizadores do projeto. “As agências parabenizaram a iniciativa e já estão cobrando a expansão das áreas envolvidas. Se depender do mercado, vão haver muitas outras edições do Casamento”, finaliza.