Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Fórum da Liberdade
6 de abril de 2017

Famecos realiza aquecimento para o Fórum da Liberdade

Evento ocorre na PUCRS na próxima semana
Por Mariane Castilhos
Pré-Fórum contou com a presença da professora Raquel  Boechot, Laura Bartelle  e Paulo Fuchs

Pré-Fórum contou com as presenças de Laura Bartelle, Paulo Fuchs e Raquel Boechat (Foto: Marília Oliveira)

Com o auditório lotado e mediação da professora de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Raquel Boechat ocorreu, nessa terça-feira (4), o pré-Fórum da Liberdade. O evento contou com a presença do vice-presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) Paulo Fuchs e Laura Bartelle, formada em Relações Públicas pela Famecos que atua como Executiva de Comunicação dentro do IEE. Na palestra foram abordados assuntos como o planejamento do evento, a escolha do tema, a criação da marca e o relacionamento com a imprensa.

Laura conta que é realizada uma reunião com os diretores do IEE sobre o conceito do Fórum e nesse ano a escolha foi falar sobre democracia. Após a escolha do tema, ele é direcionado para uma empresa de comunicação. No caso do Fórum deste ano, a responsável é a Paim Comunicação. Na agência são formadas a campanha e a identidade visual que serão usadas no evento. Já a criação do logo, que a partir da 26º edição não sofreu alterações, tem o intuito de manter uma identidade única, sendo uma elipse. O logo foi criado com o pensamento de que seria algo jovem e mais colorido em um efeito 3D.

Depois que é criada a campanha, o próximo passo é o plano de mídia, que neste ano foi focado em plataformas digitais como o Facebook e o Twitter. Depois, todo esse processo é passado para as duas grandes empresas que trabalham com o IEE, Capacità e Enfato, responsáveis pela assessoria e execução do evento. “São apenas dois dias de evento, mas que requer uma atenção muito especial de todos nós que trabalhamos para que tudo ocorra certo”, explica Laura.

O vice-presidente Paulo Fuchs abordou como o tema do 30º Fórum foi escolhido e a fundação do Instituto de Estudos Empresariais. O IEE há 30 anos, pós-ditadura militar, resolveu dar início ao Fórum da Liberdade com o intuito de direcionar o Brasil a ser uma democracia sustentável, a fim de se desenvolver. A ideia neste ano é discutir o limite do poder do estado: “A democracia pode tudo? As pessoas podem democraticamente escolher tudo sobre a vida alheia? Porque se tudo é a partir da decisão do voto, então pode ser simplesmente a ditadura da maioria […] Então, nossa ideia é trazer essa discussão para o Fórum”, conta Fuchs.

O IEE é um instituto sem fins lucrativos que foi fundado em 1984 por líderes empresarias gaúchos com a ideia de se aprimorar individualmente, mas que, ao discutir em eventos internos, chegaram à ideia de trazer essa linha de pensamento liberal e assuntos que não eram faladas no Brasil, mas que recentemente começaram a vir a tona. 

Raquel Boechat, professora de Jornalismo na Famecos e diretora na Enfato Comunicação Empresarial, mencionou como é o relacionamento com a imprensa antes e durante o evento. Composta, entre outras ações, por diversos encontros para que a imprensa conheça a diretoria do IEE que a cada ano muda, há uma estratégia de relacionamento que cuida da criação de debates e pré-fórum. Quando se trata do relacionamento com a imprensa, Raquel afirma que sempre é pensado algo que mexa com a curiosidade e que traga coisas novas: “Sempre com conteúdo consistente e relevante sobre o fórum e os palestrantes. Entrevistas e o que cada um irá trazer de diferente”, ressalta.

O Fórum tem duração de dois dias e nessa edição conta com ambientes interativos, oficinas, bate-papos e também com a presença de diversos palestrantes, como o prefeito do estado de São Paulo, João Doria. O evento, que está com inscrições gratuitas para alunos PUCRS até o fim desta semana (7), já conta com mais de 2 mil inscritos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org