Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
INOVAÇÃO
5 de junho de 2012

Famecos recebe 30 iPads do projeto LabTear

Por Adriano Pinzon e Eduardo Deconto
Professora Valderez Lima fala da importância do projeto (Foto: Priscila Leal)

Professora Valderez Lima fala da importância do projeto (Foto: Priscila Leal)

Na tarde dessa terça-feira (5), a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu, através do Laboratório de Tecnologias para Aprendizagem em Rede (LabTear) da universidade, 30 iPads para serem utilizados em sala de aula. Os equipamentos, disponibilizados pelo projeto Labs Móveis, fazem parte de um processo de desenvolvimento de metodologias de ensino em seis unidades da instituição.

Conforme a professora Valderez Lima, supervisora acadêmica-pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), a criação do projeto surgiu da necessidade de adequar os conteúdos abordados nas aulas às ferramentas tecnológicas portadas pelos estudantes. “As tecnologias chegavam de forma intensa através dos alunos. Percebemos a importância de trabalhar o ensino utilizando essas ferramentas”, afirma a professora. Além da Famecos, farão parte do projeto as faculdades de Educação (Faced), Direito (Fadir), Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia (Faenfi), Física (Fafis) e Engenharia (Feng) da PUCRS.

O professor da Famecos Eduardo Pellanda vê na mobilidade do projeto uma facilidade. “A partir de agora, qualquer sala vira laboratório”, observa. Os primeiros testes serão feitos ainda nesse semestre, nas disciplinas de Laboratório de Jornalismo (1º semestre) e Jornalismo Online II (7º semestre). “Através do uso dos iPads, repensaremos a utilidade dos desktops. Com os tablets, poderemos fazer vídeos e imagens com mais facilidade, além de criar materiais específicos para a ferramenta”, analisa Pellanda.

Lab Móveis teve um investimento de aproximadamente R$ 500 mil. Famecos, Faced, Faenfi e Fafis optaram pelo uso de tablets. Já a Feng e a Fadir optaram por notebooks Dell. Cada unidade recebeu 30 aparelhos, exceto a Faculdade de Direito, que recebeu 60 devido ao extenso número de alunos. O projeto, que atenderá inicialmente cerca de 300 estudantes, tem previsão de expansão, como afirma a professora Valderez. “Pretendemos ampliar gradativamente o número de cursos, alunos e professores envolvidos, mantendo o equilíbrio entre a qualidade do ensino e a sustentabilidade da Universidade”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org