O curso de extensão “Futebol e Jornalismo”, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, teve neste dia 19 de abril sua segunda aula e recebeu dois ilustres nomes do jornalismo esportivo gaúcho. Leonardo Meneghetti, diretor geral de esportes da Rede Bandeirantes, e Jader Rocha, narrador esportivo do grupo RBS e apresentador dos programas TVCOM Esportes e RBS Esportes, deram aos alunos a chance de conversar e entender um pouco melhor o dia-a-dia desses profissionais.
Diante do assunto levantado pelos participantes sobre alguns acontecimentos futebolísticos recentes do estado e a atuação dos jornalistas nestes casos, Leonardo Meneghetti comentou que “o repórter tem de ser desconfiado. O erro mais comum é vir com a pergunta de casa”, ensina. Para completar, o experiente jornalista formado pela Famecos, que tem 23 anos de profissão, foi enfático ao declarar que versão oficial não serve ao repórter. Ele deve sempre questionar tudo e ir atrás da verdade – não apenas de informações – e prestar atenção no que acontece ao seu redor. “Muitas vezes é através da observação, e não das perguntas, que se obtém a manchete”, finaliza Meneghetti.
Jader Rocha destacou a diferença entre narração de televisão e de rádio, e admitiu seu desejo de algum dia cobrir um evento de grandes proporções como a Copa do Mundo. “Eu serei narrador da Globo. É claro que vou trabalhar muito, abrir mão de algumas coisas, mas eu acredito”, afirmou um entusiasmado Jader. Com a presença de Christiane Matos, umas das ministrantes do curso, e de diversas alunas, o narrador destacou que o número de mulheres nas redações esportivas está aumentando, o que, segundo ele, é muito bom. “Elas têm uma forma diferente de ver as coisas, dão boas idéias e são profissionais competentes”, defendeu o apresentador da RBS.
O curso de “Futebol e Jornalismo” é ministrado por Christiane Matos, repórter do Diário Gaúcho, Eduardo Gabardo, repórter da Rádio Gaúcha, e Vagner Martins, da Rádio Band. As aulas, sempre às segundas-feiras, são uma ótima oportunidade dos estudantes conviverem com profissionais da área e colocarem em prática seu trabalho.