Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
4 de maio de 2016

Famecos recebe pesquisadora da USP

Heloiza Helena Matos e Nobre foi convidada para bate-papo
Por Bárbara Debeluck e Isabella Magedanz Pesce
 (Foto: Luísa Zelmanowicz)

Professor Antônio Carlos Hohlfeldt acompanhou o bate-papo (Foto: Luísa Zelmanowicz)

Na terça-feira (3), a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, por meio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM), promoveu um debate com a pesquisadora Heloiza Helena Matos e Nobre. Ela é mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e ex-professora da USP. O evento aconteceu no auditório da Faculdade e teve como tema Comunicação Pública e Comunicação Política: Contexto Brasileiro.

Heloiza contou que sua relação com a política iniciou cedo, uma vez que seu pai atuava na área em Minas Gerais. A experiência familiar deu base para o seu pensamento crítico.

Um dos temas abordados foi o quadro da crise profunda vivenciada pelo Brasil e a falta de credibilidade mundial decorrente dos escândalos noticiados pela mídia. Sobre a participação dos meios de comunicação na cobertura dos eventos políticos do país, a pesquisadora salientou os diferentes posicionamentos existentes nas empresas jornalísticas. Segundo Heloiza, estamos vivendo na época em que as informações não estão concentradas apenas na modalidade impressa ou televisiva. “O poder da mídia nas multiplataformas é incomensurável”. Ela refletiu que a presença dos meios de comunicação em tantos formatos de divulgação também repercute no comportamento dos leitores.

O bate-papo estimulou a participação de alunos e professores da Famecos. O pesquisador do PPGCOM, Carlos Gerbase, trouxe a discussão sobre a força do marketing político na promoção dos candidatos em época de eleições, colaborando com o debate. O coordenador do Programa de Pós-Graduação, Antônio Carlos Hohlfeldt, acrescentou que a fase atual do país é “interessante”. Para ele, a população saiu de um estado de dormência para um estado de consciência. Destacou também  que o momento é enriquecedor para os estudiosos e críticos de comportamento humano.

A ex-professora da USP finaliza a conversa com uma sugestão aos presentes no auditório. Ela aconselha aos comunicadores que não deixem de olhar os fatos que acontecem em sua volta. “Discutam, provoquem seus professores, pensem, leiam, informem-se e propaguem as informações e o conhecimento”, recomenda. O desafio, para ela, é mostrar à mídia mundial que a imagem dos brasileiros vai além da projeção negativa que, muitas vezes, ganha destaque nas notícias.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org