Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
INTERNACIONAL
30 de março de 2011

Famecos recebe quatro enviados especiais da RBS para bate-papo com alunos

Por Núcleo de Assessoria e Comunicação Digital
Humberto Trezzi fala aos alunos da Famecos (Foto: Felipe Dalla Valle)

Humberto Trezzi fala aos alunos da Famecos (Foto: Felipe Dalla Valle)

Na manhã desta quarta-feira, dia 30, o auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS teve lotação máxima. Alunos dos três cursos – Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas – ocuparam todas as cadeiras e mais os corredores do teatro, além de uma sala extra, para assistir à palestra ministrada pelos quatro enviados especiais do Grupo RBS aos últimos acontecimentos internacionais: Daniel Scola, Humberto Trezzi, Luiz Antônio Araujo e Rodrigo Lopes. A plateia foi formada também por professores, ex-alunos e profissionais de comunicação. O bate-papo, cuja abertura foi feita pelo diretor de produtos do Grupo RBS, Marcelo Rech, começou às 10h e se estendeu até além das 12h.

Cada repórter falou de suas experiências no exterior por aproximadamente 20 minutos, expondo fotos e vídeos das viagens. Nos quarenta minutos finais os palestrantes responderam às várias perguntas da plateia. As situações de risco, as barreiras linguísticas e, principalmente, a dificuldade de transmitir informações via telefone e internet para o Brasil foram os principais desafios destacados pelos repórteres. “Para quem precisa transmitir matéria diárias, ficar sem internet é um terror”, comenta Humberto Trezzi, que cobriu os recentes conflitos civis na Líbia.

As histórias de risco extremo contadas pelos jornalistas despertaram o interesse da plateia. Trezzi esteve no meio de um bombardeio contra os rebeldes líbios, no qual sofreu um acidente de carro e feriu um olho. Já Luiz Antônio Araujo, que realizou a cobertura das revoltas egípcias para a Zero Hora, foi ameaçado, agredido e teve seu equipamento roubado. “O medo é o nosso anjo da guarda”, explica Rodrigo Lopes, que também esteve na Líbia, mas precisou retornar mais cedo ao Brasil devido a um problema de saúde. “É o medo que nos faz saber até onde ir, e onde parar”, diz ele. “A decisão de deixar a cobertura foi a mais difícil da minha vida”, lamenta o repórter, que atualmente escreve um livro sobre suas experiências como enviado especial ao exterior.

“As pessoas acham que a vida do enviado especial é só glamour”, fala o repórter Daniel Scola. “Mas não é nada disso. Não tem caviar nem champagne”, brinca ele. Scola esteve em cenários de grande sofrimento e devastação: cobriu o terremoto no Chile, em 2010, e o recente tsunami no Japão. Ele contou sobre as dificuldades que passou no país latino-americano, entre elas a falta de comida. Scola dependeu da solidariedade de uma família local, que mesmo tendo perdido tudo, o acolheu por alguns dias. “No fundo, não tem tanta diferença ir ao Japão ou a São Lourenço do Sul”, reflete o jornalista multimídia. “As histórias são diferentes, mas a essência é a mesma”.

“A oportunidade de presenciar um acontecimento histórico e poder relatá-lo de maneira equilibrada e sem ideologias declaradas é a melhor parte de nossa profissão”, exaltou Luiz Antônio Araujo. Editor de cultura do jornal Zero Hora, Araujo cobriu, além da Líbia, a guerra no Afeganistão, em 2003. “Quando nos dissociarmos das grandes reportagens, não seremos mais jornalistas”, salienta. “A alma do jornalismo é contar histórias”, concluiu o repórter.

O debate foi transmitido ao vivo na internet pelos alunos do Núcleo de Assessoria de Comunicação e Web do Espaço Experiência.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org