Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO EM PAUTA
6 de maio de 2011

Famecos recebe Repórter Especial da Zero Hora

Por Júlia Franz
Vitor Necchi, coordenador do curso de Jornalismo, foi o mediador da palestra (Foto: Felipe Dalla Valle)

Vitor Necchi, coordenador do curso de Jornalismo, foi o mediador da palestra (Foto: Felipe Dalla Valle)

Na noite da última quinta-feira, dia 5 de maio, o repórter especial da Zero Hora Diogo Olivier falou aos alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O evento ocorreu às 20h no auditório e contou com transmissão ao vivo pelo Twitter, CoverItLive e Ustream, realizada pelos alunos do Espaço Experiência. O bate-papo fez parte da série de encontros com profissionais da Zero Hora em faculdades de comunicação para comemorar os 47 anos da empresa.

Diogo propôs uma discussão a respeito das conseqüências das inovações tecnológicas no exercício da profissão. Segundo ele, o principal ponto negativo disso é a perda da obrigatoriedade do diploma. A velocidade com que as notícias podem ser transmitidas e a crescente interação com o público levaram à perda da credibilidade dos jornalistas e ao questionamento da necessidade de sua formação. Porém, o repórter acredita que as novas mídias não acabarão com a verdadeira função jornalística. “A essência não mudará. Nem twitter, nem facebook, nem nenhuma outra rede social mudará a essência do jornalismo”, afirma Diogo.

A partir das perguntas realizadas pelo público, o repórter falou sobre a atuação dos assessores de imprensa de jogadores de futebol, os quais ele acredita não serem jornalistas, mas apenas prestadores de um serviço jornalístico. “Quando digo isso, não julgo como uma função menor. É importante, mas não plenamente jornalístico”, garante. Ainda a respeito do futebol, comentou a agressividade que existe nas torcidas, que é agravada pela rivalidade entre os times. A provocação entre torcidas, quando exagerada, pode levar à violência, mas é sadia à medida que faz com que não levemos o futebol tão a sério. Diogo considera a violência no esporte muito grave, e acredita que a melhor maneira de atenuá-la é expor casos em que ela ocorre.

Apesar das críticas ao futebol, Diogo Olivier acredita que o esporte pode ser transformador e tem grande importância social. A palestra foi baseada na interação com público, que colaborou enviando perguntas escritas e via Twitter. Ao final de duas horas de palestra, ele divulgou aos estudantes o concurso Primeira Pauta, realizado pela Zero Hora. O repórter acredita que essa seja uma boa oportunidade de aprendizado e convivência com a rotina da redação.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org