“Bem-vindos ao mundo da comunicação que não é só dar boas notícias”. Foi com essa frase que Cleber Benvegnú, secretário de Comunicação do Governo do Estado, começou o bate-papo com os alunos de Jornalismo que cursam a disciplina de Assessoria de Imprensa. Ele esteve na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS na noite dessa terça-feira (5).
O objetivo do encontro, promovido pelos professores da disciplina Raquel Boechat e Almir Freitas, foi simular uma das atividades recorrentes em uma assessoria de imprensa. Depois de ouvir o secretário de Comunicação, os alunos ficaram encarregados de escrever um release, tratando do enfrentamento da crise estrutural do Estado, a partir do viés escolhido.
Durante a conversa, Benvegnú destacou que, apesar de o Rio Grande do Sul estar sendo bastante impactado pela crise econômica nacional, o Estado foi um dos primeiros a perceber esse problema. O processo de se restabelecer, entretanto, não é fácil. Medidas como o plano de concessão de rodovias e a renegociação da dívida da União para o prazo de três anos são algumas das atitudes que já vêm sendo executadas a fim de superar o quadro. Para ele, “o tamanho do Estado precisa ser aquele que a sociedade consegue pagar. E, hoje, isso não acontece”.
Cleber Benvegnú ingressou no mercado de assessoria de imprensa há 3 anos, quando foi sócio-diretor da Critério – Inteligência em Conteúdo. Antes de ser jornalista, formou-se em Direito na PUCRS, chegando a exercer o cargo de juiz de pequenas causas. O jornalista, advogado e consultor político assumiu a vaga de secretário de Comunicação do Governo do Estado em janeiro de 2015.