Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTOS
12 de maio de 2009

Famecos recebe ZH

Por Luiz Antonio Barbará
Ricardo Stefanelli (Fotos: Lívia Stumpf)

Ricardo Stefanelli (Fotos: Lívia Stumpf)

Na última terça-feira a noite, no auditório do prédio 9 da PUCRS, se revezaram experiências do segundo funcionário mais antigo de Zero Hora, o colunista Paulo Sant`Ana, e do atual diretor de redação e ex-repórter Ricardo Stefanelli. Sob o olhar atento de 350 alunos da Famecos, eles falaram sobre os 45 anos do jornal, completados nos último dia 4 de maio.

Lições aprendidas por Sant´Ana, ao longo de seus 37 anos de exercício na redação foram contadas por um cronista bem humorado. Denominando-se o jornalista mais famoso do Rio Grande do Sul, contou de um leitor que o admira ao ponto de colar suas colunas na parede da cozinha.

Sant´Ana declamou poemas brasileiros, e aproveitou para dar um conselho de Paulo aos alunos: ler, ler e ler. “Por meio da leitura é que se aprende a escrever e refletir sobre os acontecimentos do mundo”, ensinou. Algo que aplicou em sua carreira em Zero Hora, pois não possui formação acadêmica de jornalista, mas com sensibilidade e percepção conquistou seu espaço, ao transferir para a escrita o que o leitor pensa, sente e quer ler.

O cronista revelou hábitos e frustrações, como o costume de dormir para estimular as ideias que serão abordadas na sua coluna. Admitiu ainda uma grande angústia com a violência urbana, fenômeno que acompanha diariamente nas manchetes do veículo em que trabalha.

Revivendo o passado e festejando o presente, Ricardo Stefanelli reencontrou amigos e professores dos tempos de estudante da Famecos, onde se formou em 1980. Após duas décadas atuando como repórter, assumiu, no ano passado, como diretor de redação. Confessou sentir-se orgulhoso em ver, que juntamente com ele, a maioria dos 700 funcionários do jornal são graduados pela Famecos.

Em um ano especial para o jornal, Stefanelli quer instituir sua marca como gestor : a precisão, Característica essencial para trabalhar na redação. Fascinado pela profissão, entende que nos dias de hoje é preciso ser multimídia, aprimorar-se para ser acima da média e, assim, conquistar espaço e reconhecimento num mercado cada vez mais exigente.

Segundo Stefanelli, a competição é o que move Zero Hora em tempos de crise. Motivo pelo qual o veículo tem priorizado o jornalismo-análise. É a observância desse fator que o jornal credita seu sucesso, mesmo com a diversidade das mídias. Num mundo onde há informação abundante, analisar e levar o leitor a raciocinar, é nisso que o jornal pretende surpreender o público. “O resultado é notório, o crescimento de circulação e assinaturas está ocorrrendo”, diz.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org