Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EDITORIAL J
17 de outubro de 2011

Famecos reformula laboratórios de jornalismo

Por Núcleo de Assessoria e Comunicação Digital
(Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

O Editorial J está no ar. Trata-se de um novo site que reúne a produção dos alunos que fazem estágio interno nos laboratórios de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, mas, na prática, é mais do que um site. Para melhor compreendê-lo, pode-se pensar em uma espécie de híbrido de jornal, televisão, rádio e internet. O que permite esse fenômeno é a experiência acumulada em quase seis décadas de funcionamento do curso de Jornalismo, criando conhecimento suficiente para o lançamento do Editorial J, uma redação convergente formada por mais de cem alunos matriculados na disciplina de estágio, bolsistas de iniciação científica e voluntários. A partir de agora, toda a produção jornalística desse grupo pode ser conferida no endereço www.pucrs.br/famecos/editorialj

O laboratório inova na produção de conteúdos multimídia ao organizar a redação sem a tradicional divisão do trabalho por plataforma ou editoria. “Os alunos formam grupos por pauta e extraem o máximo de cada narrativa, tendo todos os suportes e linguagens como possibilidade. A maioria dos alunos são repórteres sem lotação em nenhum veículo específico e podem mudar de função conforme a pauta”, explica o professor Fábio Canatta, editor do Editorial J. Como resultado desse processo, são publicadas narrativas em áudio, vídeo, texto e fotografia, explorando as possibilidades que as diferentes linguagens permitem.

A rotina de produção convergente e o projeto editorial focado na interpretação dos fatos se refletem também na capa do site. Em vez de editorias ou canais divididos por mídia, três colunas organizam o conteúdo a partir do critério tempo/profundidade. A coluna “Acontece” publica notícias do dia, o factual; em “Reflita”, encontram-se matérias que oferecem vários pontos de vista sobre o assunto em questão em um ciclo noticioso semanal; “Explore” apresenta a consolidação de conteúdos já publicados, que voltam à capa a partir de um novo desdobramento ou repercussão em um ciclo mensal, na intenção de manter em evidência assuntos importantes que, com o passar do tempo, poderiam ficar em segundo plano.

Nas três perspectivas, os alunos têm o desafio de produzir narrativas que interpretem os fatos jornalísticos e sempre relacionem o acontecimento ao seu contexto. A busca por práticas inovadoras está em consonância com os objetivos do Espaço Experiência, estrutura à qual se vincula o Editorial J e que agrega os ambientes laboratoriais de todos os cursos da Famecos.

A arquitetura de informação do webjornal propõe novas formas de apresentar as notícias ao leitor, buscando alternativas às referências consolidadas pelos veículos impressos. “O Editorial J, além de laboratório de estágio curricular, é um projeto de pesquisa em rotinas produtivas e narrativas jornalísticas. Estamos correndo o risco de testar processos editoriais e formatos de apresentação da informação com os quais nem os alunos nem os leitores estão acostumados”, explica o professor Marcelo Träsel.

Essa autonomia em relação à lógica dos jornais não significa abandono do tradicional suporte, tanto que uma versão impressa circula a cada mês, em consonância com os princípios do projeto e articulada com a plataforma digital. A coordenadora de produção do Editorial J, professora Ivone Cassol, destaca o caráter inovador da iniciativa: “O estágio possibilita a integração de mídias diferentes, preparando os estudantes para o mundo multimídia”.

Além de produzir o site e o jornal impresso, os alunos do estágio interno em Jornalismo da Famecos seguem gravando programas para a UniTV (canal 15 da NET Porto Alegre), que podem ser assistidos também na web, onde, além disso, a audiência terá à disposição material extra e a íntegra de entrevistas.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org