Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
16 de outubro de 2015

Famecos sedia 3˚ Encontro de Agentes Criativos do Estado

Evento reuniu profissionais dos setores audiovisual e jogos digitais nesta sexta-feira (16)
Por Nicolle Timm
palestrateccine1549LM161015

Encontro ocorreu no auditório da Famecos (Foto: Letícia Monteiro)

Na 3ª edição, o Encontro de Agentes Criativos do Rio Grande do Sul reuniu profissionais, professores e estudantes para conversarem sobre os mercados de audiovisual e jogos digitais. O evento ocorreu nesta sexta-feira (16) no auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. A professora Aletéia Selonk mediou a conversa. Os palestrantes são referências para pesquisas de docentes com parceria PUCRS e Feevale.

Pela manhã, o tema abordado foi Jogos Digitais. Os palestrantes contaram histórias das produtoras, os projetos atuais e alguns que estão em andamento. Vitor Leães, produtor da Swordtales, contou a trajetória da produtora. Ele explicou que não existe uma estrutura profissional formal de valores, com fluxo de caixa, por exemplo. “Éramos vários caras que se uniram para criar jogos”, brincou. Um dos seus maiores projetos começou a ser desenvolvido em 2011. Intitulado Toren, foi lançado para Playstation4 em 2014, proporcionando muita experiência com o mercado internacional.

A Aquiris – Game Studio foi representada por Israel Mendes e Sandro Manfredini. Com quase nove anos de história, eles identificam quatro fases pelas quais o estúdio de jogos passou. Iniciaram trabalhando com realidade virtual através de simulador 3D, passando para os advers games. Em seguida, se dedicaram aos jogos casuais e, atualmente, têm foco em produtos próprios.

Um dos sócios da Napalm, André Souza, contou que tudo começou em 2008 com dois alunos e um professor. Até 2011, trabalharam com animações. Com a necessidade de produzir jogos por demanda externa, muitos voltados para o mercado publicitário, decidiram experimentar a áreaa. Entre as marcas que atendem estão Vivo, Piccadilly e Nex Group.

À tarde, a produção audiovisual publicitária, de cinema e TV foi o assunto discutido. A Cubo Filmes, representada por Marlise Aúde e Pena Cabreira, foi a primeira a ser apresentada. Fundada em 2009, surgiu com a característica de que o marketing político é o que os capitaliza. O dinheiro arrecadado com isso permitia a produção de outros conteúdos. Logo depois, o palestrante foi Cristiano Trein, da Guts. Ele explicou que existem dois pilares que a move: gestão interna com novo formato de produção e investimento na indústria criativa. A linha de ação deles é no mercado publicitário.

Ana Azevedo falou da história da Casa de Cinema de Porto Alegre. Criada em 1987, eram quatro produtoras que auxiliavam uma a outra. Abriram uma sede para as quatro e passaram a trabalhar coletivamente na distribuição de curtas. Não faziam comerciais porque tinham um foco e estrutura diferentes, voltados para o cinema. Tomás Fleck, da Verte Filmes, contou a trajetória da produtora que foi fundada em 2010. Com grandes parcerias, houve um crescimento. Grandes roteiros era o foco de trabalho deles. A história da Box Brasil foi contada por Gustavo Bozzetti. A palestra encerrou o 3˚ Encontro de Agentes Criativos do Estado.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org