Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
8 de julho de 2016

Famecos sedia workshop de equipe do MIT

Mobile Experience Lab conduziu atividades sobre a geração dos milênios
Por Nicolle Timm
Foto: Bernardo Speck

Atividade faz parte da pesquisa do Ubilab em parceria com o MIT Mobile Experience Lab sobre os hábitos da geração Milênio (Foto: Bernardo Speck)

Nessa quarta (6) e quinta-feira (7), representantes da equipe de pesquisadores do Mobile Experience Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) ministraram o workshop Millenial Experience Design para dois grupos de estudantes da PUCRS. A atividade ocorreu na Arena (sala 303), na Faculdade de Comunicação Social (Famecos), e teve o objetivo de proporcionar troca de experiências sobre os milenares, ou seja, a geração entre 18 e 33 anos que nasceu no mundo digital. Os tópicos valor de carreira, limites de privacidade e experiência do usuário milenardesenvolvidos na sequência de reflexão, desconstrução e design, foram base para os exercícios realizados.

Promovido pela equipe que integra o Laboratório de Pesquisa em Mobilidade e Convergência Midiática (Ubilab) da PUCRS, por meio da parceria de pesquisa com o MIT, o encontro contou com a mediação dos professores da Famecos Ana Cecília Bisso Nunes, André Pase, Eduardo Pellanda e Marcelo Fontoura. Os pesquisadores do MIT Experience Lab que ministraram a atividade foram Andrew Richards, Hala Khoursheed, Jean Berthelot Kleck, Stella Kim e Yihyun Lim.

No turno da manhã, os estudantes receberam oito cartões com as palavras paixão, bem-estar, flexibilidade, aprendizagem, identidade, conexões sociais, lazer e dinheiro. “O que é trabalho e o que vocês pensam sobre isso? Definam, individualmente, os conceitos de trabalho e carreira”, solicitou um dos ministrantes da atividade, Jean Berthelot Kleck. Foram formados grupos com aqueles que haviam colocado a mesma palavra dos cartões em primeiro lugar para definir os conceitos e descrever como seria o ambiente ideal para trabalhar. Por fim, apresentaram em cinco palavras que refletem sua percepção sobre o trabalho feito em bancos financeiros. A segunda sessão do workshop contemplou a questão quais são as suas coisas valiosase os participantes tiveram cinco minutos para escrever palavras-chave que respondessem à pergunta. Em seguida, foram questionados sobre como mantêm protegido o que tem valor e o conceito de seguro. As respostas dos estudantes apontaram itens materiais, como celular, e imateriais, como memórias, família e relacionamentos.

À tarde, o tema Experiências que valorizamos – Tendências milenares emergentes guiou a atividade. Os pesquisadores do MIT Mobile Experience Lab apresentaram, segundo pesquisas, os aplicativos mais utilizados pela geração dos milênios nos celulares. O mais frequente é o Facebook, seguido respectivamente por WhatsApp, Instagram e Snapchat. Quebra do produto foi o primeiro exercício proposto pela equipe aos estudantes. “Escolham um produto e decomponham-o. O que faz os usuários utilizá-lo? Em que contexto e por que é usado? Como afeta as pessoas?”, questionou Hala.

Os pesquisadores mostraram aos estudantes as tendências milenares emergentes, visando compreender como essa geração trabalha e se comunica, utiliza seu tempo livre e interage com dinheiro. Segundo os dados que a equipe trouxe, 90% dos milenares podem ser encontrados no Facebook. Entre as tendências foram apontadas influência social, co-criação, conteúdo personalizado, autenticidade e conhecimento integrado. “Nós valorizamos produtos que são instantâneos, informacionais e fáceis”, afirmou Hala.

A última atividade do workshop consistiu em criar um produto que auxiliasse o usuário na gestão de suas informações financeiras e descrever as funcionalidades, o tipo de usuário e a administração da privacidade. Ao final, os estudantes apresentaram os resultados. Foram seis aplicativos, cada um criado por um grupo. As ideias atenderam às áreas de viagens, empréstimos, trocas, economia, investimento e ensino financeiro para crianças e adolescentes. “Acredito que todos vocês já têm ideias para suas próximas startups“, brincou a pesquisadora Yihyun Lim.

O workshop integra a nova pesquisa do Ubilab, em parceria com o MIT Mobile Experience Lab, sobre os hábitos da geração Milênio.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org