Um espaço de debates e reflexões sobre a afinidade entre as relações interpessoais e a ciência tecnológica que permeia o cotidiano. É com esse objetivo que acontece no próximo dia 29 de outubro (quarta-feira), a partir das 15h, no auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da PUCRS, o Encontro de Ubiquidade Tecnológica (Ubitec), reunindo autoridades brasileiras e internacionais para interagir com estudantes de Graduação e Pós-Graduação, além de profissionais com interesse nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Educação.
Organizado desde 2011 pelo Grupo de Estudos em Ubiquidade Tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) Famecos, o evento apresenta três eixos temáticos: pesquisa, educação e mercado irão guiar as discussões sobre os diferentes aspectos da comunicação ubíqua nestes contextos.
O conceito de ubiquidade refere-se àquilo que está presente em todos os lugares ao mesmo tempo. As tecnologias de comunicação, desde o surgimento da radiodifusão até a telefonia e a internet móvel, permitiram o encurtamento de distâncias, a partir da transmissão imediata de informação através de ondas. A possibilidade de se conectar com outras pessoas, independente do compartilhamento espaço-temporal, e de receber e enviar dados a todo o momento, é a característica mais evidente do fenômeno da onipresença tecnológica.
Com a coordenação do orientador do projeto e professor da Famecos, Eduardo Pellanda, o evento reunirá pesquisadores e profissionais das áreas propostas em quatro mesas temáticas. Assim, a ideia é obter a interação com pesquisas desenvolvidas em diferentes áreas da Comunicação de forma inerente aos participantes.
-Relação das mesas temáticas:
Quem não puder comparecer ao evento poderá acompanhar as discussões online, através do Facebook ou do Instagram do Ubitec. As inscrições se encerram no dia 26 de outubro e podem ser realizadas no site, sendo inteiramente gratuitas.