Alunas e a Professora Cleusa Scroferneker, após sessão do Intercom Júnior (Foto: Arquivo pessoal de Cleusa)
Durante o XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS foi representada por alunos, diplomados e docentes. No total, foram 43 trabalhos discutidos em diferentes fóruns do evento. O professor Francisco Rüdiger recebeu o Prêmio Luiz Beltrão que é entregue a pesquisadores que contribuem para consolidar o prestígio das comunidades acadêmica e profissional brasileiras.
As estudantes de Relações Públicas Ana Carolina Casagrande Soares e Carolina Wawrzeniak das Neves atuam como bolsistas de Iniciação Científica na Famecos. Elas apresentaram o projeto As organizações brasileiras e a (re) significação das ouvidorias virtuais: as mídias sociais como (im) possibilidade de/para diálogos virtuais. A pesquisa é coordenada pela Prof. Dr.ª Cleusa Scroferneker e conta com o apoio do CNPq.
Orientadora de dois trabalhos apresentados no congresso, a professora Paula Puhl afirma que expor pesquisas nesse tipo de evento é uma forma de leva-lás para outros centros acadêmicos e conhecer novas pesquisas. Paula orientou a aluna Kim Pereira que participou pela primeira vez do congresso, apresentando um artigo relacionado ao seu trabalho de conclusão de curso: O poder de comunicação por trás da letra K: uma análise sobre a ilusão de intimidade entre o público e Kim Kardashian.
Para Kim o congresso foi uma ótima experiência, proporcionando a ela conhecer pessoas de outras universidades que também compartilharam pesquisas sobre a área. “Todos os trabalhos do painel da Intercom Júnior geraram discussões oportunas sobre o que, como pesquisadores, acreditamos ser o futuro da comunicação”, relata. Além disto, Kim afirma que participar do congresso nacional possibilitou um networking com diversos professores.